Avenida Beira Mar, em Fortaleza. Foto: Eduardo Queiroz/SVM

Diferentes segmentos do turismo no Ceará entram com otimismo na alta estação de julho, primeira desde o início da pandemia sem restrições sanitárias por causa da Covid-19. Com isto, a demanda se espalha entre Fortaleza, Região Metropolitana e as partes leste e oeste do litoral cearense. A expectativa da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) é que a receita do setor neste mês chegue a R$ 1,673 milhão, 81% maior que em julho de 2021.

O Ceará segue com medidas de combate ao coronavírus, como a obrigatoriedade do passaporte vacinal com pelo menos duas doses da vacina e a recomendação do uso de máscara em espaços fechados ou abertos com aglomeração. Contudo, o funcionamento de todos os setores segue sem limitação de horário ou capacidade de público reduzida.

A ocupação hoteleira neste mês deve crescer 24,13% em 2022, alcançando taxa de 85,53%, em relação a julho de 2021 (68,90%), segundo a Setur. Já a movimentação na rodoviária de Fortaleza tem uma previsão de 45,58% de crescimento. Os aeroportos de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Jericoacoara e Aracati também devem estar mais movimentados do que no ano passado. Espera-se que mais de 670 mil passageiros passem pelos terminais, representando um crescimento de 40,99%.

O Beach Park, destino turístico famoso no estado, montou uma programação especial para julho. O parque decidiu abrir uma hora mais cedo — iniciando as atividades às 10h, em vez de 11h. “Então, a expectativa é muito positiva com alta ocupação dos nossos hotéis e um público também importante para o mês de julho”, disse Felipe Lima, diretor comercial do parque aquático.

“A expectativa para julho é muito otimista, a gente tem uma média de ocupação nos nossos hotéis prevista em 83%, que é uma ocupação nos patamares pré-pandemia. A gente preparou uma programação de música ao vivo na nossa Vila Azul do Mar [área de restaurantes e lojas] que funciona até as 22h, e temos as lojas da Vila também que vão estar funcionando durante esse horário”, complementou o representante.

O parque, localizado em Aquiraz, na Grande Fortaleza, é conhecido pelos brinquedos aquáticos, mas a expectativa positiva para essas férias levou a organização a pensar em diferentes atrações para os visitantes.

A programação dos diversos espaços dentro do parque inclui shows de pop rock nacional, surf music, samba, samba rock, country, sertanejo, forró das antigas, forró pé-de-serra, R&B, Soul, black music e clássicos do pop rock internacional.

A alta na movimentação de turistas é percebida também no litoral de Fortaleza. A Feirinha da Beira Mar, que ganhou nova estrutura em 2022, percebeu o crescimento do número de visitantes.

“Para julho a expectativa é sempre boa porque os hotéis estão cheios, a cidade está cheia e quem vem também estava ‘preso’. As pessoas estavam esperando por esse momento para poder viajar. Eu já atendi muita gente que falou que a viagem estava programada desde antes da pandemia, mas só conseguiu viajar agora porque não queria vir com restrições”, afirmou Kelly Maria Bezerra, vendedora de castanha e outros produtos no local, que trabalha há 18 anos na Beira Mar de Fortaleza.

Kelly disse ainda que a alta na demanda, inclusive, já era prevista pela responsável pelo box, que aumentou o estoque. “A minha patroa mandou mais produtos esse mês para eu vender. Aqui o movimento, graças a Deus, é bom e ela manda uma vez por semana. Então, dessa vez ela mandou mais”, explicou a vendedora.

O box onde Kelly trabalha vende diferentes produtos, como cachaça, rapadura, bolo de rolo, mas o principal é a castanha. “O restante é complemento, a castanha é o carro principal; a que a gente mais vende é a torrada — com ou sem sal —, aí tem a natural e a assada na brasa, que é feita como antigamente, torrada no tacho”. Ela disse que os turistas preferem a castanha torrada.

Maior movimentação de brasileiros
Os 573 quilômetros de litoral do Ceará são repletos de destinos turísticos com grande movimentação, mesmo longe da capital Fortaleza. Um deles é Jericoacoara, vila de pescadores de paisagens paradisíacas, onde a alta estação turística não deixa de impactar.

Marco Dalpozzo, proprietário da pousada Vila Kalango, informou que foi perceptível o aumento na demanda de turismo, principalmente, de brasileiros. “Eles estão viajando menos para fora ainda por conta da pandemia, e também pelos altos custos”, comentou o empresário. Anteriormente à pandemia, Dalpozzo informa que a pousada costumava receber um público bem dividido entre brasileiros e estrangeiros.

A prefeitura de Jijoca de Jericoacoara estima que o destino no litoral oeste receba cerca de 120 mil turistas durante este mês. O público pode aproveitar os 163 voos que o aeroporto municipal faz, em média, por mês durante a alta estação.

A demanda, inclusive, fez Dalopozzo repensar o funcionamento da pousada para julho. “O nosso foco foi criar uma experiência ainda melhor do que antes da pandemia, em termos de contato com a natureza, possibilidade de fazer esportes ligados ao mar e ao vento, que é o nosso diferencial. A gente reviu e reestruturou tudo, demos um ‘banho de loja’ em tudo, sabendo que ia ter uma demanda muito forte do turismo ao ar livre, após tanto tempo preso em casa”, explicou o empresário.

Projeções positivas
No litoral leste, outro cartão-postal do Ceará é a Praia de Canoa Quebrada, localizada no município de Aracati. Abrigo de belas falésias onde foram esculpidas meias luas e estrelas, e da Rua Dragão do Mar, também chamada de Broadway, com diversos estabelecimentos para comer e beber.

O presidente da Associação dos Empreendedores de Canoa Quebrada (Aesdecq), Ruy Barbosa, disse que há uma boa expectativa para o período, especialmente para um público mais regional, e uma crescente do público que vem de outras regiões. O g1 questionou a Setur e a prefeitura de Aracati sobre a estimativa de turistas para julho de 2022, bem como a movimentação de 2019, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

“Para nossa surpresa tem aparecido pessoas do Sul e do Sudeste que não programaram essa viagem, mas acabou comprando de última hora. Então, a expectativa é que, apesar de não ter uma programação, demanda dos anos anteriores, em compensação, nós temos turistas chegando de última hora”, avaliou Ruy, que também é dono da Pousada Latitude, em Canoa Quebrada.

Ele informou que a pousada possui cerca de 60% de ocupação, mas a expectativa é que o número cresça durante as férias e também na segunda metade do ano. “Essa ocupação deve elevar até o fim do mês, e depois deve ficar em torno de 72% na média do segundo semestre”, projetou o empresário.

Ele, inclusive, comemorou o cenário de Covid-19 com menos restrições quando comparado a 2021. “Ano passado, a gente só podia ocupar 80% dos quartos, agora todos estão aptos para alugar, sem problemas. No comparativo do ano passado, a gente estava com 60% de ocupação, mas dentro desses 80%; então, essa matemática virou outra”, complementou o presidente da Asdecq.

O otimismo com a alta estação também consta na projeção da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Ceará (ABIH/CE). "Nossa previsão de ocupação para o mês de julho é algo em torno de 77%, ou seja, voltando aos patamares das ocupações que tínhamos em 2018, 2019, antes da pandemia. A nossa visão é que nós estamos com dois anos de pandemia, ou seja, dois anos de uma demanda retraída", declarou Régis Medeiros, diretor da entidade.

"A única coisa que vem na contramão disso é a questão dos preços dos bilhetes aéreos que estão muito elevados, muito altos e isso pode atrapalhar um pouco a nossa expectativa", complementou o representante da ABIH/CE.

Fonte: g1 CE

Post a Comment