Windows aparece no lado esquerdo da foto, com camiseta estampada, e Ypsilon de blusa azul

A criatividade cearense para escolher nomes também pode ser encontrada em Santana do Cariri. Neste município reconhecido como terra da paleontologia, moram os irmãos Ypsilon e Windows.

Eles dizem que foram os pais - ambos com nomes comuns, Francisco Ronaldo e Maria Eunice - que tomaram a decisão de que os filhos ganhariam nomes inéditos.

"Ele queria algo diferente. Foi aí que achou Y. Ele disse que o primeiro filho deles teria o nome de uma letra porque, indo e voltando, seria apenas o Y", conta Ypsilon, assim, por extenso, porque essa foi uma exigência no cartório para que o registro fosse feito.

Interessante notar que o seu Francisco Ronaldo se incomodava com os nomes de santos por serem tão repetidos. O dele próprio foi homenagem a dois santos: um italiano e um norueguês. Por ironia, Ypsilon é teólogo e secretário de turismo do município que terá a primeira beata cearense reconhecida pelo Vaticano, a Menina Benigna Cardoso da Silva.

Como nome em si não sela destino, engana-se quem pensa que Windows trabalhe com tecnologia da informação. Ele até gosta de computador, mas a vocação é para a música. Windows toca saxofone.

Os irmãos brincam com os nomes que têm. Ypsilon costuma assinar mensagens usando só a letra mesmo. Já Windows ganhou o apelido de janela - tradução do inglês - e não se importa. Costuma dizer que, toda vez que um computador é ligado, o nome dele é saudado.

Só que os nomes diferentes já causaram e ainda causam problemas aos irmãos, principalmente ao Windows. Até hoje, por exemplo, ele não conseguiu abrir uma conta no Facebook. Está na rede social usando o sobrenome. Além disso, já perdeu voo porque funcionários da companhia aérea ficaram desconfiados.

"Tínhamos feito o check-in, passado pelo raio-x. Já na sala de embarque, na conferência da documentação [de Windows], a funcionária suspeitou que não se tratava de documento original. Ficamos lá esperando. O avião decolou e nós perdemos o voo", conta Ypsilon, que, por solidariedade ao irmão, também ficou na sala de embarque.

Mas os nomes que causam problema também servem de publicidade. Ypsilon já foi convidado ao programa Encontro, da rede Globo, para falar sobre o nome dele e do irmão. E ambos foram citados numa rede social pelo apresentador Cid Moreira, que, naquele vozeirão, brincou dizendo que eles faziam parte da família Microsoft.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment