Pizza de rapadura leva também queijo coalho e canela. Foto: Reprodução

O dia 10 de julho celebra um dos pratos mais amados do mundo: a pizza. Para comemorar a data, um pizzaiolo do Cariri cearense decidiu testar sabores inusitados e preparou uma pizza de acarajé e outra de rapadura, pratos tipicamente nordestinos. Eles se juntam à tradicional iguaria italiana que já caiu no gosto dos brasileiros.

A especialidade é servida por Francisco Edilson Pereira, 44 anos, conhecido como Tílon. Ele comanda a cozinha da Lanchonete Amalicia, em Missão Velha.

"Para dar certo eu repeti umas quatro ou cinco vezes. O primeiro passo é fritar os acarajés para colocarmos na borda da pizza. Enquanto eles fritam, preparamos a massa da pizza. Depois colocamos os acarajés nas bordas e os ingredientes do recheio com os da pizza, e levamos ao forno, onde eles serão assados juntos", explicou.

Foto de pizza feita por Tilon foi postada em rede social. Foto: Tilon/Arquivo Pessoal

O chef de cozinha disse que a massa do acarajé quando se junta com a massa da pizza, mesmo diferentes deixam um sabor ímpar.

"O acarajé é feito com feijão, a massa da pizza é de trigo, quando juntamos os dois adicionados com a calabresa, a cebola e o bacon ficou a combinação perfeita", afirmou.

Rapadura
Outro sabor inusitado preparado pelo pizzaiolo é a pizza de rapadura. Além do ingrediente principal, a iguaria leva também queijo coalho, leite condensado e canela.

"Eu nunca tinha feito esse sabor. Por causa do aquecimento ao forno, as raspas de rapadura derretem virando um mel. O queijo coalho aliado à canela dão esse sabor novo e especial", comentou.

Após a criação dos novos sabores de pizza, Tílon não tem dúvidas: vai adicionar as opções ao cardápio do restaurante na certeza que elas vão cair nas graças dos clientes.

Pizza de pequi pronta para servir. Foto: Edson Freitas

Pizza de coxinha
Tilon já é especialista em inovar nos sabores para as pizzas. Ele já é conhecido por ter preparado pizzas com bordas de coxinha, cachorro-quente e até mesmo pequi.

A pizza com borda de coxinha é um sucesso da pizzaria desde 2017. Já a ideia da pizza de pequi surgiu como uma recordação da infância e também a partir de um pedido de um cliente. "Fui criado na lavoura e minha mãe sempre preparava pratos com pequi, ela o usava para fazer arroz, baião de dois, caldo entre outras coisas. Um dia um cliente de Fortaleza disse que estaria vindo para Missão Velha e perguntou se tinha pizza de pequi, a partir daí tive a ideia de fazer", relata.

Fonte: g1 CE

Post a Comment