Discos de vinil colecionados pelo empresário Welson Mota. Foto: Arquivo pessoal

O dia mundial do rock é comemorado nesta quarta-feira, (13 de julho de 2022). O estilo musical que nasceu nos Estados Unidos no fim da década de 1940 é relembrado por brasileiros. Em Juazeiro do Norte, fãs mantêm a tradição de comemorar a data entre amigos e com festival.

Welson Mota e Ana Raquel. Foto: Arquivo Pessoal

O empresário Welson Mota é tão fã do estilo, que resolveu investir em uma loja especializa em itens para os “roqueiros” em 1993.

“Eu comecei a gostar de rock and roll no final da década de 80, através de amigos meus que já gostavam do estilo. A gente se encontrava para ouvir, para conversar sobre o que a gente gostava. A gente viu que não era apenas um estilo musical, mas uma filosofia de vida. O rock faz parte do cotidiano do brasileiro, mesmo tendo as manifestações de outros estilos, ele sempre vai existir”.

Através da loja ele também começou a produzir festivais de rock com bandas consagradas.

Ensaios da banda 4stagio. Foto: Claudiana Mourato/SVM

A Ana Raquel Oliveira, gerente comercial, também conhece bem esse mundo. Ela é conhecida como Raquel Punk, pelo modo como se veste e também pela paixão por uma das vertentes do roch: o punk.

“O rock tem várias vertentes e eu sempre gostei muito do punk, dessa atitude mais rebelde.”

Os amantes do gênero musical afirmam que o estilo tem uma presença muito forte no Cariri, que a região está entre os cenários mais fortes do Nordeste na divulgação do rock. De acordo com o Welson Mota, ao organizar festivais, ele já conseguiu encontrar em Juazeiro do Norte cerca de 120 bandas, no Crato 30 e em Brejo Santo 04, todas autorais ou couvert.

Em Juazeiro do Norte é possível encontrar bares que investem em estilos diferentes dos tradicionais encontrados na região. O José Elber Pereira é dono de um estabelecimento que busca mostrar para o público que o rock tem seu espaço garantido.

“Dentro da nossa agenda mensalmente a gente traz atrações que visam o público do rock, seja o antigo, da década de 1970 até o atual.”

Já as bandas locais de rock também buscam espaço para divulgar o trabalho. A 4stagio é uma delas. A primeira formação foi há 20 anos, hoje reformulada, eles procuram manter o autoral nas músicas e trabalham a música “Pra te dizer”.

“A gente gosta de misturar os ritmos, e é um desafio ser autoral. Mas a gente chega lá.” diz Ivanildo Ninja, vocalista.

E para continuar as comemorações, no próximo dia 16, sábado, um evento gratuito vai acontecer em Juazeiro do Norte, é o Jua Rock Fest, na Alameda Juazeiro, no centro da cidade com bandas fazendo tributos ao rock nacional e internacional.

Fonte: g1 CE

Post a Comment