21/07/2022

Os jovens universitários que queiram trabalhar como mesário nas Eleições 2022 poderão ganhar créditos de disciplinas complementares. O benefício é garantido pelo Projeto Universidade Amiga da Democracia, criado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará em 2020.

Em Juazeiro do Norte, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Centro Universitário de Juazeiro do Norte (UniJuazeiro) já assinaram o convênio com o Tribunal, aderindo ao projeto. Os alunos dessas universidades já podem se voluntariar para ser mesário. No final dos trabalhos eleitorais, eles receberão uma declaração, que poderá ser usada para comprovar a atividade complementar.

O convênio prevê também visitas de servidores do TRE-CE às universidades parceiras para realizarem palestras sobre temas eleitorais, que poderão ser escolhidos pelos próprios universitários. Dentre os objetivos do projeto estão o incentivo aos jovens sobre a importância do trabalho voluntário; a democratização do conhecimento; o incentivo ao pleno exercício da cidadania e a construção de uma cultura política transformadora e participativa. Essas parcerias são fundamentais para garantir a consolidação e o aperfeiçoamento da democracia.

Outras faculdades e universidades públicas e privadas, cujo ensino seja presencial, semipresencial e/ou a distância, também podem aderir ao projeto, preenchendo o formulário de adesão no site do TRE-CE. É necessário apenas que tenham em suas grades curriculares a previsão de horas extracurriculares a serem preenchidas através de atividades complementares de cumprimento obrigatório pelos acadêmicos.

Os universitários interessados em ser mesário voluntário poderão se inscrever preenchendo o formulário eletrônico no site do TRE/CE, pelo aplicativo E-título ou pelo Whatsapp (88) 9236-1627.

Post a Comment