Foto: Anderson Duarte

Nesta sexta-feira (22 de julho de 2022), é feriado no município de Juazeiro do Norte. A data representa os 111 anos de emancipação política da cidade.

Em 1827, o padre Pedro Ribeiro de Carvalho construiu uma capela num local denominado Tabuleiro Grande, localizado na estrada real que ligava o município de Crato a Missão Velha, à margem direita do rio Batateira.

Mas foi somente em 1911, que a então vila Tabuleiro Grande conseguiu a independência do município de Crato, passando a se chamar Joaseiro, em referência à árvore típica da região semiárida, Zizyphus joazeiro. O município adotou o atual nome em 30 de dezembro de 1943, através do decreto estadual n° 1.114.

Padre Cícero Romão Batista foi eleito o primeiro prefeito da cidade. O sacerdote é considerado um marco na construção da religiosidade, da cultura e dos acontecimentos políticos da região do Cariri.

Ao longo de sua história, o município recebeu títulos importantes como o de “Capital da Fé”, reconhecido através de lei estadual, por ser um dos maiores centros de peregrinação do país e o maior do Nordeste. Além disso, Juazeiro é hoje, o núcleo da região metropolitana do Cariri.

Com uma população estimada de 276.264 habitantes, o município recebe cerca de 2,5 milhões de pessoas por ano, entre fiéis, turistas e pesquisadores.

A cultura também é destaque na região, com a presença de vários grupos folclóricos de reisado, maneiro-pau e malhação de Judas. A literatura de cordel e a xilografia também são bastante difundidas, e o artesanato é um dos maiores expoentes culturais do município, tendo grande participação na economia.

A programação festiva em alusão a data teve início no último dia 15 e segue até às 10h, desta sexta-feira (22), confira:

05h – Alvorada festiva
Principais Praças de Juazeiro do Norte

08h – Missa Solene
Basílica Santuário Mãe das Dores, Av. Padre Cícero, 147

10h – Ato Cívico
Praça Dirceu Figueiredo, Centro

Fonte: Site Miséria

Post a Comment