Na manhã desta segunda-feira (4 de julho de 2022), foi aberta em Juazeiro do Norte, a campanha “Julho Amarelo”, de conscientização sobre as hepatites virais.

A ação aconteceu na praça Padre Cícero, no Centro, com serviços gratuitos como testes rápidos de hepatite B e C, aferição de pressão e entrega de material educativo sobre as doenças. A programação se estendeu até as 11 horas da manhã.

A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, e causa alterações leves, moderadas ou graves. Muitas vezes é uma infecção silenciosa, não apresenta sintomas. Mas quando aparecem, são comuns cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal e pele e olhos amarelados. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C.

A campanha incentiva a busca por pessoas ainda sem sintomas e segue até o fim do mês com atividades como oficinas de prevenção às hepatites virais para manicures e blitz educativa em alguns pontos da cidade. As ações são realizadas pela Associação Caririense de Luta contra Aids.

Fonte: g1 CE

Post a Comment