Corpo de José Waldemir foi velado em Aurora, no Cariri. Foto: Lorena Tavares

Uma das vítimas do acidente com o ônibus escolar que levava jogadores de um time de futebol amador para um jogo, pediu a uma prima, no momento em que saía de casa, para que ela cuidasse da mãe dele. O ônibus em que José Waldemir Dias Brasileiro, 43 anos, estava caiu em uma ribanceira na CE-060, em Caririaçu, no sábado (23 de julho de 2022).

"Ele estava em casa na cozinha mais eu fazendo o almoço, quando um rapaz ligou para ele chamando ele [para o jogo]... fui deixar ele no portão, ele olhou para mim e pediu que eu tomasse conta da mãe dele antes de ir pro jogo, abraçou a mãe dele e saiu. Voltou assim, dentro de um caixão. Foi muito triste [sic]", relatou, chorando, a autônoma Josefa Maria.

O corpo de José Waldemir foi velado na casa onde ele morava com a mãe em Aurora. O sepultamento ocorre esta tarde no cemitério Nossa Senhora da Piedade. As outras duas vítimas fatais, os jogadores Cícero Cristino Batista Lins, de 22 anos e Juscelio Justino de Oliveira, de 38 anos, já foram veladas. Cristiano já foi sepultado e o enterro de Juscelio vai ocorrer esta tarde.

Luto oficial em Aurora
A Prefeitura de Aurora se manifestou nas redes sociais decretando luto oficial no município por três dias. Já a Secretaria de Juventude e Esporte de Aurora informou que todas as atividades esportivas na sede e distritos do município estão suspensas por 15 dias.

Governadora do Ceará, Izolda Cela disse, em postagem nas redes sociais, que recebeu "com muita tristeza" a notícia da morte de três pessoas e dos vários feridos no acidente.

"A aeronave da Ciopaer foi acionada imediatamente para realizar o transporte dos feridos a hospitais da região. Conversei com o prefeito de Aurora, Marcone Tavares, e coloquei o estado à inteira disposição para o que fosse necessário. Minha solidariedade às famílias das vítimas deste triste acidente", escreveu a governadora.

O acidente

Conforme o coronel Agnaldo Viana, do Corpo de Bombeiros de Juazeiro do Norte, que participou do salvamento das vítimas, o ônibus vinha da cidade de Aurora em direção ao município de Santana do Cariri, onde os atletas participariam de uma partida, quando o motorista perdeu o controle do veículo e desceu a ribanceira.

Imagens aéreas feitas por uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) mostram a distância entre a rodovia e o local onde o ônibus parou.

VÍDEO:


De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quatro ambulâncias foram enviadas ao local, sendo três de Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA). O aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também foi acionado para o atendimento às vítimas.

Dos 13 feridos, oito foram socorridos pelo Samu 192 Ceará, um pela aeronave da Ciopaer e quatro por ambulâncias municipais. Ainda conforme o Samu Ceará, todas as vítimas estavam conscientes, mas com "lesões de potencial gravidade".

Dos socorridos, 12 foram levadas para o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. Além disso, a aeronave do Ciopaer transportou um dos feridos para o Hospital Santo Antônio, em Barbalha.

"Todos estão recebendo os atendimentos e assistência necessário segundo a gravidade do quadro clínico", informou o Samu.

Fonte: g1 CE

Post a Comment