O policial Khlisto Sanderson Ibiapino de Albuquerque, de 34 anos, preso no interior do Ceará, se passou por médico em, pelo menos, três hospitais nas cidades de Paraipaba e Itapajé, no Estado onde houve a captura e no município de Triunfo Potiguar, no Rio Grande do Norte, que confirmou a atuação dele nesta quarta-feira (20 de julho de 2022).

Khlisto tem antecedentes criminais por violência doméstica e estelionato, além disso já foi investigado pelo homicídio de uma estudante de enfermagem, processo que foi arquivado, assim como outro inquérito contra ele por ameça.

A farsa do policial foi descoberta na noite do último sábado (16), quando a prefeita de Paraipaba recebeu a denúncia de um médico que estava tendo o número de registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) usado indevidamente por Khlisto, que atendia como plantonista no Hospital Municipal de Paraipaba.

Na ocasião, a prefeita da cidade, Ariana Aquino, acompanhada de guardas municipais, deu ordem de prisão ao falso profissional, que saiu da unidade hospitalar algemado pela Polícia Civil. Porém, no dia seguinte, ele foi solto em uma audiência de custódia.

Na decisão, a juíza de plantão suspendeu os efeitos da prisão em flagrante e concedeu a liberdade provisória do PM, com dispensa do pagamento de fiança e sob a condição do cumprimento de algumas medidas.

Um dia após a repercussão da prisão do PM, a Prefeitura de Itapajé informou que ao verificar as denúncias a secretaria de Saúde revisou todos os plantonistas do Hospital e Maternidade João Ferreira Gomes e constatou que o falso médico foi enviado como substituto de plantonistas fixos em três ocasiões na atual gestão. Em um dos atendimentos na unidade, ele chegou a receitar morfina para uma paciente.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Itapajé, os prontuários dos pacientes atendidos pelo suposto médico serão revisados.

"Todas as fichas de pacientes atendidos pelo suposto médico serão revisadas e as medidas legais serão aplicadas, tanto para o suposto médico quanto para a empresa responsável por este, que não tem ligação com os serviços prestados à Prefeitura de Paraipaba. A prefeitura está tomando as medidas cabíveis para que ocorra punição e ressarcimento financeiro", disse a prefeitura de Itapajé.

Já nesta quarta-feira, a Prefeitura de Triunfo Potiguar, cidade localizada a 258 km da capital de Natal, no Rio Grande do Norte, divulgou uma nota de esclarecimento informando que Khlisto também atendeu no Hospital Maternidade Etelvina Vieira de Melo, cobrindo o plantão de outros profissionais. Ele esteve no hospital em 2021.

"Reiteramos que, fomos vítimas da má índole e caráter do indivíduo, assim como, todos os outros municípios em que este atendeu. Este passou pela unidade hospitalar cobrindo plantões de colegas", publicou a Prefeitura de Triunfo Potiguar.

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), órgão em que o médico que teve o CRM copiado é inscrito, repudiou a atuação do falso médico e destacou a importância de formalizar denúncias contra a prática do charlatanismo.

"Qualquer profissional ou cidadão, que souber de algum ato como esse poderá encaminhar a denúncia diretamente ao Ministério Público (MP) ou à Polícia. No caso em questão, como não se trata de um profissional médico devidamente inscrito, não será passível abertura de sindicância", disse o órgão.

Já a Polícia Militar informou que Khlisto está afastado das atividades na corporação por meio de licença para tratamento de saúde.

"Atualmente, encontra-se na situação de agregado por, há mais de um ano, estar nessa condição. A PMCE está produzindo relatório para abertura de procedimento disciplinar junto à Controladoria Geral de Disciplina (CGD)", complementou a instituição.

Fonte: g1 CE

Post a Comment