GUIMARÃES defende escolha por Izolda (Foto: Samuel Setubal)

Vice-presidente nacional do PT, o deputado federal José Guimarães afirmou, após ato do PT com Lula em Brasília, na noite de terça-feira, 12 de julho de 2022, que a realidade do Ceará foi conversada o ex-presidente petista que tentará terceiro mandato em outubro.

"Penso que podemos ter novidades", disse Guimarães, detalhando o que isso quer dizer: "Nós começamos a discutir pra valer a candidatura própria com Lula". O parlamentar é o principal interlocutor do líder petista no Ceará, quem traça as estratégias partidárias no Estado.

Os parlamentares do PT têm nesta quarta-feira, 13, encontro com o ex-presidente no Congresso Nacional. Será momento para fotos e mais conversas. Lula tentará encontrar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), de quem tenta obter apoio ainda no primeiro turno.

A convivência entre PDT e PT passa por momento de estremecimento, resultado da divergência sobre quem deve disputar o Governo do Ceará. Petistas entendem que a atual governadora Izolda Cela (PDT) está no cargo e tem direito à reeleição. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) é entusiasta do ex-prefeito Roberto Cláudio para a missão.

O principal filiado do PT no Ceará, o ex-governador Camilo Santana, chegou a se desentender publicamente com Ciro, após ele dizer que não sabe mais se ele é ou não uma aliado. O ex-ministro de Itamar Franco e Lula ainda disse que Camilo já teria acertado espaço no Ministério de eventual governo Lula em troca de apoiá-lo no Ceará.

Após as falas de Ciro, Camilo disse em nota, sem citá-lo, ser uma questão de justiça a reeleição da ex-vice-governadora, na demonstração mais explícita de apoio até aqui. O fato de Izolda ter apenas mais quatro anos, caso dispute e vença, é considerado um facilitador político por conferir mais rotatividade à principal cadeira do Estado, amansando ambições.

José Guimarães, questionado, responde que a aliança está "por um fio". Ele colocou o nome à disposição de Lula para disputar o Palácio da Abolição, assim como os dois outros federais do PT: José Airton e Luizianne Lins.

Fonte: O Povo

Post a Comment