22/07/2022

A SAAEC por meio do Programa de Educação Hidroambiental levou a oficina de bombas de sementes e um ponto de coleta de óleo para a Vila Carrapato. O evento foi destinado às crianças da localidade e ocorreu no Centro de Cultura “Carrapato Cultural” composto por biblioteca, rádio e aulas de Maracatu. 

O Programa de Educação Hidroambiental da SAAEC visa contribuir com ações educativas voltadas às questões de preservação ambiental. Com o ponto de coleta de óleo, a população da Vila Carrapato poderá descartar de forma correta o óleo de cozinha usado e colaborar com a preservação do meio ambiente.

O projeto “Doe seu Óleo” é uma parceria da SAAEC com a empresa Sabão Juá, através do programa Ecojuá e associações de bairros. A coleta evita a contaminação do solo, mananciais aquáticos e esgotos. O óleo coletado é revertido em renda para associações que fazem trabalho social nos bairros do município. 

A oficina de bombas de sementes tem como objetivo a conscientização ambiental de crianças e adolescentes, que aprendem a confeccionar as “bombas” para reflorestamento. Essas bombas são bolinhas compostas por argila, húmus e serragem. Nelas são depositadas sementes que estarão protegidas do meio externo.

Essa atividade propicia engajamento com o meio ambiente e a comunidade, contribuindo para uma cidade mais verde. Após fazerem as bombinhas, as crianças lançam as bolinhas na terra para que a germinação aconteça.

Post a Comment