Caso adoeça, paciente precisa respeitar intervalos mínimos até tomar vacinas. Foto: Camila Lima

19/07/2022

Completar o esquema vacinal recomendado contra Covid ou influenza é essencial para se proteger. Mas quem contrai alguma síndrome gripal antes de tomar uma dose deve aguardar o intervalo ideal para buscar a vacina.

Se testar positivo para Covid, o paciente deve aguardar pelo menos 30 dias após o início dos sintomas – ou do exame positivo de assintomático – para tomar a vacina. Se o quadro tiver sido grave, o intervalo deve ser de 3 meses.

Caso o teste de Covid seja negativo, é necessário aguardar o fim dos sintomas e a total recuperação clínica para buscar a imunização, de acordo com informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Como acontece com todas as vacinas, diante de doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se o adiamento da vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
MINISTÉRIO DA SAÚDE

A Prefeitura de Fortaleza acrescenta ainda que, em casos negativos para o coronavírus, mas com quadro de síndrome gripal, “o recebimento da vacina deve ocorrer após 48 horas do desaparecimento dos sintomas”.

A recomendação vale para qualquer dose da vacina contra a Covid, desde a 1ª até a 4ª; e para todos os grupos etários, incluindo crianças.

QUANDO TOMAR VACINA APÓS TER COVID OU GRIPE
Paciente com Covid leve ou moderada ou assintomático que testou positivo: tomar vacina contra a Covid a partir de 4 semanas;
Paciente com Covid grave ou Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIMP): tomar vacina contra a Covid a partir de 3 meses;
Paciente com Covid em relação a outras vacinas, como influenza: tomar vacina após desaparecimento dos sintomas (melhora clínica);
Paciente com outras síndromes gripais: tomar vacina após desaparecimento dos sintomas (melhora clínica).

VACINAÇÃO DE COVID E INFLUENZA NO CEARÁ
Quase 100% da população cadastrada para imunização contra a Covid no Ceará já tomou pelo menos uma dose da vacina. Veja como estão as coberturas:

1ª dose: 95,7%
2ª dose ou dose única: 91,5%
3ª dose (dose de reforço): 62,9%
4ª dose (dose de reforço 2): 29,8%

Já a vacina contra a influenza, em plena campanha nacional, pode ser tomada por cearenses a partir de 6 meses de vida. Em Fortaleza, todos os postos de saúde devem dispor do imunizante, das 8h às 17h de segunda a sexta-feira, e das 8h às 16h30 nos postos Paulo Marcelo e Messejana aos fins de semana e feriados.

A vacina atua contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B e, neste ano, passou por alteração para proteger contra a mutação da cepa H3N2, que circula desde 2021.

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment