Foto: Wesley Lima

Nas últimas 48 horas, pelo menos 12 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares, foram desligados do Hospital Santo Antônio, em Barbalha. Segundo apurou a reportagem, a previsão é que outros profissionais sejam desligados nas próximas horas.

No início de agosto, o presidente Jair Bolsonaro (PL), sancionou o novo piso salarial da enfermagem, que deve ser fixado em R$ 4.750,00, 70% desse valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.

No entanto, a medida, que representa uma luta antiga da categoria, tem provocado uma onda de demissões em hospitais do país. Na região do Cariri, representantes da categoria se mobilizam para denunciar perseguição e desligamentos.

Em nota, a Fundação Otília Correia Saraiva, mantenedora dos Hospitais Santo Antônio e Coração, afirmou que as demissões de profissionais de vários setores, inclusive administrativo e de assistência, já estavam previstas.

“As demissões (…) já estavam previstas tendo em vista o encerramento de convênios com Ministério da Saúde e Governo do Estado, que mantinham o custeio para as alas covid, serviços que deixaram de existir. Sendo assim, o custeio dos profissionais ficou inviável para o teto financeiro das instituições filantrópicas”, informa a fundação.

Na semana passada, o Instituto Millenium avaliou que a lei que instituiu o piso nacional salarial para a categoria pode levar a demissões na saúde não só no setor privado, mas que o movimento pode ter reflexos também no SUS.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment