A aposentada Dulcina Almeida ficou conhecida entre amigos como Vovó do Crossfit, no Ceará. Foto: Arquivo pessoal

A aposentada Dulcina Almeida, de 66 anos, ganhou um apelido carinhoso pelos amigos: Vovó do CrossFit, que é um método de treinamento funcional. Moradora de Juazeiro do Norte, ela não troca essa atividade física por nenhuma outra. E ela decidiu que não iria praticar sozinha. Resolveu trazer para os treinos a filha e o genro, que estavam passando por um processo de reeducação alimentar para perderem peso.

“É uma atividade que me completa. Já tentei várias outras. Gostava, mas não como eu gosto do CrossFit. O ritmo é pesado, mas eu procuro acompanhar os jovens, não ficar pra trás!”

A filha, Laís Almeida, de 33 anos, chegou a pesar 116 kg. E o marido, Renan Alves, de 35, marcou na balança quase 140 kg. Os dois estavam numa corrida contra a obesidade. Já vinham praticando exercícios físicos em academias, mas não conseguiam chegar no peso ideal. A partir da primeira aula experimental na modalidade, tudo começou a mudar.


Reeducação alimentar
Já são três anos em um processo de reeducação alimentar. Os dois assistentes sociais conseguiram perder cada um, 50 quilos. Uma mudança radical.

“Às vezes as pessoas não me reconhecem. Foi uma mudança de vida, fizemos apenas a reeducação alimentar, sem nenhum tipo de cirurgia. Com disciplina, foco. Não é fácil, agora é conseguir manter o que a gente perdeu. Quando a gente quer, a gente consegue”, afirma a assistente social.

Para ela, o peso incomodava bastante. Na gravidez da filha caçula, onde chegou aos 116 kg, ela sentiu a necessidade de mudar. Como a filha nasceu com uma alergia alimentar grave, esse foi o momento ideal para realizar um processo de exclusão alimentar, o que contribuiu muito.

“Hoje a gente come tudo, mas na reeducação alimentar. A nossa qualidade de vida é ótima. Eu vivia depressiva, em crise de ansiedade e hoje não tenho nada disso”, reafirma a Laís.

O CrossFit tem como pilares a técnica, constância e intensidade, e busca desafiar o atleta e melhorar seu condicionamento físico com segurança. Todas as atividades são acompanhadas por uma equipe profissional.


Para o Renan Alves, todas as mudanças trouxeram qualidade de vida. Hoje com 85 quilos, ele procura manter o que conquistou.

“A gente facilmente se cansava, as noites eram mal dormidas. A gente tá bem melhor. Só alimentação e exercício físico. Vivemos numa correria, mas sempre tentamos encaixar nossos horários de treino e de alimentação”

Para a vovó, o incentivo e o esforço valeram a pena. “Aconselho a todos que desejam fazer uma atividade física, que realmente façam, porque vale a pena”.

Fonte: g1 CE

Post a Comment