Pesquisa realizada por telefone pelo Instituto FSB, contratada pelo Banco BTG Pactual e divulgada hoje (29 de agosto de 2022), aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida à Presidência da República, com 43% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos candidatos. Na comparação com a sondagem da semana passada, o petista oscilou dois pontos para baixo.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) ficou estável com 36%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A diferença entre Lula e Bolsonaro é de sete pontos, dois a menos que a vantagem registrada pelo ex-presidente no levantamento de sete dias atrás.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) cresceu três pontos percentuais e aparece na terceira posição. Há uma semana, o presidenciável do PDT tinha 6%, e hoje tem 9%. A senadora Simone Tebet (MDB) oscilou um ponto para cima, de 3% para 4%.

Os demais candidatos ficaram estáveis. A sindicalista Vera Lucia (PSTU) e o empresário Pablo Marçal (Pros) registraram 1% cada um. O cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo), a senadora Soraya Thronicke (União Brasil), os ex-deputados José Maria Eymael (DC) e Roberto Jefferson (PTB), a professora Sofia Manzano (PCB) e o técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP) não pontuaram.

Considerando a margem de erro, todos os candidatos, com exceção de Lula, Bolsonaro e Ciro, estão tecnicamente empatados.

Os entrevistados que disseram que não votariam em nenhum candidato foram 4%; brancos e nulos foram 0%; e não sabe ou não respondeu, 3%.

Pelo período de realização das entrevistas da pesquisa, o resultado já mostra o impacto que tiveram as sabatinas realizadas na semana passada pelo Jornal Nacional, da TV Globo, com Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet. Porém, a sondagem, ainda não mede os efeitos do primeiro debate presidencial, realizado ontem à noite pelo pool formado por UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura.

O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 26 e 28 de agosto. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-08934/2022.

Pesquisa estimulada: vantagem de Lula sobre Bolsonaro é de sete pontos

Lula (PT): 43%
Jair Bolsonaro (PL): 36%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 4%
Vera Lucia (PSTU): 1%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0%
José Maria Eymael (DC): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Leonardo Péricles (UP): 0%
Roberto Jefferson (PTB): 0%
Nenhum: 4%
Branco/nulo: 0%
Não sabe/não respondeu: 3%

Apesar de constar na pesquisa, Marçal teve sua candidatura retirada pelo Pros, que decidiu apoiar o ex-presidente Lula. A retirada do nome do empresário foi feita por Eurípedes Júnior, reconduzido à presidência do partido. O empresário diz que é alvo de "perseguição".

Pesquisa espontânea: Lula e Bolsonaro oscilam um ponto para baixo
O Instituto FSB também fez um levantamento das respostas espontâneas, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos.

Nesse cenário, Lula registrou 40%, um ponto a menos em relação ao levantamento da semana passada. Bolsonaro também oscilou para baixo —foi de 34% para 33%.

Ciro oscilou positivamente de 4% para 6%. Portanto, a variação de Lula, Bolsonaro e Ciro ocorreu dentro da margem de erro. Simone Tebet ficou estável com 2%.

Lula (PT): 40%
Jair Bolsonaro (PL): 33%
Ciro Gomes (PDT): 6%
Simone Tebet (MDB): 2%
Outros: 1%
Nenhum: 4%
Branco/nulo: 3%
Não sabe/não respondeu: 11%

Segundo turno
A pesquisa BTG/FSB projetou cinco cenários para o segundo turno. Lula venceria Jair Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet; Bolsonaro perderia para Ciro e empataria na margem de erro com Tebet.

Lula x Bolsonaro

Na disputa entre Lula e Bolsonaro, o cenário foi de estabilidade, com ambos registrando o mesmo percentual de sete dias atrás.

Lula (PT): 52%
Jair Bolsonaro (PL): 39%
Nenhum: 4%
Branco/nulo: 3%
Não sabe/não respondeu: 2%

Lula x Ciro

Contra Ciro, Lula oscilou negativamente em dois pontos. O ex-ministro flutuou dois para cima. A diferença entre os dois foi de 19 para 15 pontos —uma variação no limite da margem de erro.

Lula (PT): 47%
Ciro Gomes (PDT): 32%
Nenhum: 12%
Branco/nulo: 7%
Não sabe/não respondeu: 2%

Lula x Tebet

No embate contra Tebet, Lula também oscilou dois pontos para baixo, enquanto a candidata do MDB cresceu cinco pontos.

Lula (PT): 51%
Simone Tebet (MDB): 30%
Nenhum: 10%
Branco/nulo: 7%
Não sabe/não respondeu: 2%

Bolsonaro x Ciro

No confronto com Bolsonaro, Ciro continua à frente. Na comparação com a semana passada, o ex-ministro oscilou dois pontos para cima. O atual presidente flutuou positivamente em um ponto.

Ciro Gomes (PDT): 49%
Jair Bolsonaro (PL): 41%
Nenhum: 6%
Branco/nulo: 3%
Não sabe/não respondeu: 2%

Bolsonaro x Tebet

Já na disputa entre Bolsonaro e Tebet, os dois estão tecnicamente empatados. Há uma semana, ambos tinham 42%. A senadora oscilou dois pontos para cima, e o chefe do Executivo ficou estável.

Simone Tebet (MDB): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 42%
Nenhum: 8%
Branco/nulo: 4%
Não sabe/não respondeu: 2%

Sobre o instituto
A FSB Pesquisa é um instituto fundado em 2008 e ligado ao grupo FSB Comunicação, que presta serviços a empresas e órgãos públicos. A empresa realiza levantamentos sobre intenções de voto para presidente desde a eleição de 2010. Essas pesquisas são realizadas principalmente por meio de entrevistas com eleitores feitas por telefone por operadores treinados.

Fonte: UOL

Post a Comment