Foto: Anderson Santiago

Durante a Mostra Cariri de Culturas, o Senac Crato se transformou em palco de aulas-show com chefs locais e nacionais, além de instrutores de Gastronomia da instituição. Foram nove apresentações do Cozinha Show que reuniram cerca de 1000 participantes. Os chefs realizaram as receitas, passo a passo, finalizando com uma degustação. Todas as ações do Senac na mostra foram gratuitas.

Quem abriu a programação no sábado (27 de agosto de 2022) foram os instrutores da instituição no Cariri, Isaac Arnaud e Fernanda Mendes, com as receitas de Ceviche de Banana da Terra e Entremet de coco, creme de manga e geleia de buriti, respectivamente. Na sequência, os chefs do restaurante paulistano De*Segunda, Júlia Tricate e Gabriel Coelho, vencedores dos reality shows The Taste Brasil e Mestre do Sabor, respectivamente, ensinaram o público a fazer salgados e acompanhamentos.

No sábado, o chef Leo Gonçalves encerrou o Cozinha Show, preparando um Mungunzá Salgado. Conhecido por vencer o prêmio Veja Fortaleza como Chef do Ano e Melhor Restaurante, enquanto esteve à frente do seu O Mar Menino, Leo é ativista do Movimento DOC – Denominação de Origem Cearense, pela valorização dos insumos e da cultura alimentar local.

Já no domingo (28), o instrutor do Senac Cariri e sommelier, Ícaro Pinheiro, começou com a aula-show Vinho na Taça e na Panela, harmonizando um pernil de carneiro com Malbec. Já a instrutora Fátima Ribeiro fez um bolo pudim de milho verde, enfatizando a utilização de insumos que são produzidos na região, e por isso, são mais acessíveis.

Do Senac Reference, de Fortaleza, participaram o instrutor do Senac Ceará e chef pâtissier, Matheus Vieira, e o chef das empresas-escolas Café Senac, Gabriel Paulino. Matheus se inspirou na confeitaria francesa e fez um bolo de viagem ou gateau com toques da culinária regional, um financier de castanha de caju com brigadeiro de capim-limão.

Os participantes também puderam aprender a fazer um polvo com quirera de milho e bacon acompanhado de rúcula selvagem com o Gabriel, que trouxe essa proposta agregando os sabores do mar e do sertão. Por fim, o instrutor do Cariri, Felipe Lustosa, preparou uma panceta com goiabada picante e farofa de banana na manteiga da terra.

 “Com o Cozinha Show, trouxemos para a Mostra Cariri de Culturas toda a riqueza e o potencial da gastronomia e da cultura alimentar cearense, mostrando a versatilidade do que produzimos na nossa terra. Com ampla participação, as aulas foram uma degustação para quem não só gosta, mas pretende se qualificar nessa área que exige cada vez mais profissionais e empreendedores preparados e atualizados para atuarem em suas cozinhas, hotéis, padarias, buffets e outros negócios que movimentam a economia no país”, afirmou a consultora de produtos educacionais do Senac Ceará, Vanessa Santos.

Inclusão Social

Os chefs Júlia Tricate e Gabriel Coelho também realizaram workshop de Salgados e Acompanhamentos na Associação Mãe Maria da Vida, nos dias 25 e 26 de agosto. Mais de 30 mães adolescentes foram beneficiadas com a ação que teve como foco a geração de renda e inclusão social. Eles foram auxiliados por sete alunos dos cursos de Gastronomia do Cariri, que puderam colocar em prática o que aprendem em sala de aula.

Post a Comment