Material furtado estava sendo queimado em terreno baldio quando policiais chegaram e prenderam os suspeitos. Foto: Polícia Civil

O dono de uma sucata foi preso nesta quarta-feira (24 de agosto de 2022) ao comparecer a uma delegacia para defender dois amigos que haviam sido detidos por suspeita de furto de fios em Fortaleza. Ele acabou ficando preso com os colegas por suspeita de ser o receptador do material. A quantidade de cabos apreendidos nessa ocorrência não foi informada.

De acordo com a Polícia Civil, após receber a denúncia de que fios foram furtados no Bairro Montese durante a madrugada, os agentes fizeram buscas e encontraram quatro homens realizando a queima dos cabos em um terreno já no Bairro Parangaba.

Todos foram levados à delegacia do 5° Distrito Policial. Na unidade, dois deles foram liberados por falta de provas na participação do furto.

Minutos depois um terceiro homem se apresentou à delegacia informando que os presos eram seus funcionários em uma sucata da qual é proprietário e que o material que eles estavam queimando era originário de uma compra feita junto a uma construtora, contudo não conseguiu comprovar a veracidade das informações.

Após ser acionado, um técnico do Controle de Tráfego em Área de Fortaleza (CTAFOR), analisou os cabos e constatou que eles pertenciam aos sistemas de semáforos da cidade, descartando a versão do homem. Ele foi preso e vai responder pelo crime de receptação. Já os dois colegas, vão responder por furto.

175 km de cabos furtados
Mais de 175 quilômetros de cabos de cobre foram furtados da rede de energia do Ceará de janeiro a agosto deste ano, conforme dados da Enel, distribuidora de energia do Estado. Além de prejudicar o fornecimento, a ação também coloca em risco a vida de quem tenta roubar a fiação elétrica.

O furto de fios prevê pena de 1 a 8 anos de prisão. Também há o prejuízo para a população, que tem o serviço afetado.

Segundo a Enel, só no primeiro semestre deste ano pelo menos 133 mil pessoas foram impactadas com a falta de fornecimento de energia por conta do furto de fiação da rede elétrica.

Já a prefeitura de Fortaleza informou que, do ano passado até julho deste ano, cerca de 138 quilômetros de fios de cobre da iluminação pública foram furtados. O que gerou um prejuízo de mais de R$ 1 milhão.

Fonte: g1 CE

Post a Comment