08/08/2022

Uma família de Juazeiro do Norte recebeu uma casa sustentável construída por alunos de uma escola pública do município. O projeto de construção foi idealizado pelo professor de Geografia, Luiz Claudio Vieira, da escola de ensino médio Governador Adauto Bezerra. Ele propôs para a turma que estava no 2º ano do ensino médio em 2021, construir a casa com as próprias mãos e agora a obra foi finalizada.

A casa de pau-a-pique, técnica de construção do período colonial, popular entre indígenas e africanos, é feita com matéria-prima local, como barro, pedra e madeira. Uma obra sustentável. Os materiais de baixo custo foram coletados na própria localidade, Bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte. Também foram doados restos de obras, bambus e paletes.

Na casa vão morar a recicladora Ana Maria da Silva e mais 3 pessoas. Eles viviam em um barraco no mesmo local onde a casa foi construída.


“Eu tô muito feliz, não tenho nem palavras. Só tenho a agradecer a eles e aos alunos. Ninguém agora vai me colocar pra fora de casa! É minha!”

O projeto foi pensado durante a pandemia quando os alunos estavam estudando o índice de desenvolvimento humano (IDH). Eles compreenderam as dificuldades que muitas pessoas enfrentam, como problemas com habitação e moradias precárias. A partir disso pensaram numa obra que pudesse causar baixo impacto na natureza.

“A pandemia trouxe uma grande crise econômica e sanitária. Nas discussões saiu a ideia de construir a casa.”, diz o professor.

Os alunos participaram de todas as etapas da obra e a construção foi finalizada em 8 meses.

“Estamos aqui ajudando uma família que precisa, hoje eu posso falar pras outras pessoas que eu convivi e pude transformar uma vida melhor!”, finaliza a estudante Ana Clara Silva.

Fonte: g1 CE

Post a Comment