Foto: Fabio Lima

23/08/2022

De acordo com a governadora do Ceará, Izolda Cela, "é possível" que a exigência do uso de máscaras no transporte público seja flexibilizado nos próximos dias. Afirmação foi feita durante visita a obras em Caucaia e reflete, de acordo com Izolda, os bons números da Covid-19 no Estado. Obrigatório, o uso do equipamento de proteção não é obedecido nos terminais e coletivos do Ceará.

"Tivemos uma reunião do Comitê na sexta-feira passada, constatando números controlados com relação à Covid. Inclusive, um nível de positividade que não ultrapassa os 2%, com mostras claras de que superamos a quarta onda. É possível que um pouco mais na frente tenhamos uma flexibilização maior sobre o uso de máscaras", afirmou a governadora.

Na avaliação do epidemiologista Marcelo Gurgel, a questão comportamental é um dos fatores que influenciam na baixa adesão do uso de máscaras em locais que o equipamento ainda é obrigatório.
"Não temos a tradição japonesa, onde, ao primeiro sinal de uma contaminação viral, eles usam a máscara pensando em terceiros. Aqui, essa prática pouco existe", analisa. Gurgel destaca que o uso de máscaras pelo brasileiro, em sua maioria, é adotado como uma medida de autoproteção.

O especialista afirma que o fato de existirem formas eficazes de combate às doenças, como as vacinas, também favorece que a adesão à máscara diminua, pois há uma percepção coletiva da queda de gravidade da doença. "Quando existem formas de evitar ou tratar a doença, a guarda das pessoas tende a cair, foi o que aconteceu com a Aids, por exemplo. Na hora que surgiram tratamentos efetivos, o número de adeptos do preservativo acabou caindo."

Para o infectologista Keny Colares, com a queda dos casos da quarta onda, a percepção do risco diminui e a população tende a se descuidar um pouco mais. O especialista avalia que, no momento, não há no horizonte a tendência de nenhuma nova variante que possa causar uma grande mudança no cenário atual.

"É natural que as pessoas flexibilizem aos poucos. Se não houver uma mudança no cenário, eu imagino que, nos próximos meses, essa obrigatoriedade da máscara tende a ir reduzindo."

Colares destaca que é natural que algumas pessoas sigam usando, porque o equipamento é eficaz contra várias doenças respiratórias.

Conscientização

Sobre o uso de máscaras nos terminais de ônibus, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) afirma que segue o decreto que determina a obrigação de uso do equipamento no interior do transporte coletivo, bem como nas plataformas dos terminais e estações.

De acordo com a nota da Etufor, para conscientizar a população sobre o uso das máscaras nestes espaços, a Prefeitura de Fortaleza realizou ações educativas durante o mês de julho. Além disso, há, nos terminais, cartazes de orientação, que reforçam a necessidade do uso de máscaras junto aos motoristas e passageiros, bem como sinalização nos coletivos.

Fonte: O Povo

Post a Comment