07/08/2022

Com apoio importante de partidos com tempo de TV e rádio, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai ter mais espaço na grade de programação dos veículos durante a campanha eleitoral.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, conseguiu a segunda maior composição. Ter muitos partidos na base aliada é importante para aumentar o tempo de propaganda e fundo eleitoral. E mais, com maior número de partidos aliados, alcança-se um maior público nos mais distantes locais, onde os candidatos dificilmente iriam.

Com essas definições, já se pode ter uma estimativa de tempo no rádio e na TV, sempre tão fundamentais em todas as campanhas.

A lei diz que o tempo de propaganda é definido proporcionalmente ao peso dos partidos que formam as coligações. E isso é avaliado pelo tamanho das bancadas dos partidos na Câmara. Ou seja, quanto maior a bancada, maior o peso.

A propaganda eleitoral começa a ser exibida no dia 26 de agosto. Cada bloco terá, ao todo, 12 minutos e 30 segundos de propaganda.

Lula tem o apoio do PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PCdoB e PV. Esses partidos elegeram 140 deputados federais, 13 senadores e oito governadores em 2018. Bolsonaro tem o segundo maior apoio. Conta com o PL, o Progressistas e Republicanos, que também vão apoiar o presidente. Há 4 anos, os partidos elegeram 101 deputados federais, sete senadores e um governador.

Além disso, os candidatos podem fazer inserções de 30 segundos dos partidos que são transmitidas ao longo da programação geral das emissoras de rádio e TV. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quantidade de inserções também varia segundo o tamanho de cada coligação.

Assim, a coligação que apoia Lula vai ter uma média de 7,5 inserções e Bolsonaro 6 inserções diárias. Esses indicadores são feitos projetando as inserções e têm como base os critérios adotados pelo TSE. A divulgação da divisão do tempo será feita oficialmente pela Justiça Eleitoral no dia 12 de agosto.

Simone Tebet, do MDB, vai ter o terceiro maior tempo. Ela conta com o apoio do MDB, PSDB e Podemos e Cidadania. Juntos, elegeram 82 deputados federais, seis governadores e 11 senadores 4 anos atrás.

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e o senador Ciro Gomes (PDT) contam apenas com apoio do próprio partido.

O União Brasil, legenda que surgiu depois da fusão entre PSL e DEM, elegeu 81 deputados federais, cinco governadores e oito senadores em 2018. Já o PDT, elegeu 28 deputados federais, dois senadores e um governador em 2018.

Veja o tempo estimado de cada candidato no rádio e na TV:

Luiz Inácio Lula da Silva – PT, PCDOB, PV, SOLIDARIEDADE, PSB, REDE, PSOL, AVANTE E PROS – 3 min e 16s

Jair Bolsonaro – PL, PROGRESSISTAS E REPUBLICANOS – 2 min e 40s

Simone Tebet – MDB, PSDB, PODEMOS E CIDADANIA – 2 min e 16s

Soraya Thronicke – UNIÃO BRASIL – 2 min e 7s

Ciro Gomes – PDT – 50s

Roberto Jefferson – PTB – 20s

Felipe D’Avila – NOVO – 19s

Eymael – DEMOCRACIA CRISTÃ – 8,3s

Verá Lúcia – PSTU- 6,8s

Sofia Manzano – PCB -6,8s

Leonardo Péricles – 6,8s

Fonte: GCmais

Post a Comment