Estátuas de barro, potes de parede, biojóias e peças decorativas compõem a arte da ceramista Maria do Socorro Nascimento, a Corrinha Mão na Massa, conhecida na cidade de Missão Velha por sua inventividade e habilidade com as mãos que a tornaram uma empreendedora de sucesso na região. Essa expressão resiliente do talento cearense estará disponível a partir do próximo dia 27 de agosto, a partir das 17h, na inauguração do 10º Museu Orgânico na região do Cariri, durante a 24ª Edição da Mostra Cariri de Culturas.

A proposta do novo equipamento é oferecer visibilidade e reconhecimento para a ceramista cujo trabalho foi moldado na tradição do barro, presente na região desde o período pré-colonial. A iniciativa é uma contribuição do Sistema Fecomércio – CE, por meio do seu braço social, o Sesc, no sentido de ressaltar a linhagem perene de mestres de cultura caririenses.

“Para mim, é algo muito gratificante, valoroso, uma alegria gigantesca e de maior incentivo para o nosso trabalho. Isso tudo nos motiva a levar adiante cada vez mais a nossa cultura, nossa tradição”, comenta Corrinha, a respeito de uma arte que não se esgota na produção de potes, quartinhas, cabaças, jarros, panelas, terços de contas e cruzes de barro, e sem esquecer de sua mais estimada criação: os chamados potes de besouro, inspirados livremente em “caixas” de marimbondo.

Ela que, aos 13 anos, no sítio Passagem de Pedra, onde morava em Missão Velha, se encantou pela primeira vez pela arte que vem do barro pelas mãos de sua primeira mestra, Dona Sebastiana Amaro. Desde então, Corrinha foi desenvolvendo a personalidade de novas peças e moldando originalidade e beleza à sua produção para dar forma a milhares de potes, quartinhas, cabaças, jarros e panelas antes de assumir seu próprio empreendimento, batizado depois de Mão na Massa Artesanato.

Para Alemberg Quindins, gerente de cultura do Sesc Ceará, a chegada de mais um museu orgânico “fortalece a gestão participativa da Chapada do Araripe em seus valores excepcionais e universais de paisagem cultural como patrimônio da humanidade”. Projeto esse que tem a proposta de reunir 17 museus em uma rota de preservação da cultura e suas manifestações, de maneira orgânica, além de engajar os caririenses na missão de fomentar o turismo social.


Sobre o Projeto

A Iniciativa tem como principal premissa estabelecer vínculos entre patrimônio material e imaterial justamente onde essa tradição pulsa e está enraizada: em suas moradas. As casas se constituem em lugares de memória e de afeto, assim, tudo o que está ali marca a história daquele território, inclusive os moradores, suas vestimentas, fotografias, objetos, instrumentos e tudo aquilo que marca o cotidiano de mestres e artistas. Com a proposta de reunir 17 museus em uma rota de preservação da cultura e suas manifestações, de maneira orgânica, o projeto também tem a missão de fomentar o turismo social.

Inauguração Museu Casa de Corrinha Mão na Massa

Data: 27/08 às 17h

Local: Missão Velha – CE

24ª Mostra Cariri de Culturas

De 26 a 30 de agosto de 2022

Programação completa: Site www.mostracariri.com.bre no aplicativo de celular “Mostra Cariri”, disponível para Android e iOS.

*Programação sujeita a alteração

Post a Comment