FOTO: GETTY IMAGES

Há duas semanas, a reportagem tem relatado a situação de profissionais da saúde, principalmente enfermeiros, técnicos e auxiliares do Cariri. Representantes da categoria procuraram a equipe de reportagem para relatar demissões em massa de hospitais na região.

De acordo com relatos, o número de desligamentos pode chegar a 100 somente nas cidades de Crato e Barbalha. De acordo com os hospitais São Vicente e Santo Antônio, em Barbalha, as demissões acontecem pelo fechamento de alas abertas no início da pandemia.

Sindicatos e órgãos acompanham as demissões na região do Cariri. Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) informou que as denúncias estão chegando na Ouvidoria do Conselho e estão sendo encaminhadas para que aconteçam in loco.

“O Coren investiga o que chamamos de “dimensionamento de Enfermagem”, que é a quantidade de profissionais necessários para atender ao número de pacientes que está naquela ala”, informa o órgão.

Pronunciamentos dos hospitais

Em nota, o hospital São Vicente informou que a unidade passa por uma reestruturação administrativa e nega que esteja acontecendo uma demissão em massa. “(Com o fechamento das alas) não se faz necessário continuar com número de profissionais acima do preconizado”, explica a nota do São Vicente.

Já a Fundação Otília Correia Saraiva, mantenedora do Hospital Santo Antônio, também por meio de nota, informou que as demissões dos profissionais de vários setores, inclusive administrativo e de assistência, já estavam previstas, tendo em vista o encerramento de convênios com Ministério da Saúde e Governo do Estado, que mantinham o custeio para as alas covid, serviços que deixaram de existir.

Há relatos de demissões ainda no Hospital São Camilo, em Crato. A reportagem entrou em contato e aguarda um posicionamento do hospital.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment