Pesquisa realizada por telefone pelo Instituto Ideia, contratada e divulgada nesta quinta-feira (25 de agosto de 2022) pela revista Exame, aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida ao Palácio do Planalto com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, aparece em segundo lugar, com 36%.

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ficou com 9%, enquanto a senadora Simone Tebet (MDB) registrou 4%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados. O resultado é da pesquisa estimulada —quando os entrevistados recebem uma lista prévia de candidatos.

O empresário Pablo Marçal (Pros), o cientista político Luiz Felipe D'Avila (Novo) e a sindicalista Vera Lucia (PSTU) aparecem com 1% cada. O técnico em mecatrônica Leonardo Péricles (UP) ficou com 0,2%. A professora Sofia Manzano (PCB), a senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e os ex-deputados Roberto Jefferson (PTB) e José Maria Eymael (DC) registraram 0,1% cada.

Considerando a margem de erro, Marçal, D'Avila, Vera, Péricles, Manzano, Thronicke, Jefferson e Eymael empatam com Tebet, mas não com Ciro.

Os entrevistados que disseram que não votariam em ninguém, brancos e nulo somaram 2%; 3% afirmaram que não sabem em quem votar.

O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 19 e 24 de agosto. O índice de confiança da pesquisa é de 95%, e o custo foi de R$ 27.970. O registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-02405/2022.

Pesquisa estimulada: Lula está 8 pontos à frente de Bolsonaro
Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 36%
Ciro Gomes (PDT): 9%
Simone Tebet (MDB): 4%
Pablo Marçal (Pros): 1%
Luiz Felipe D'Avila (Novo): 1%
Vera Lucia (PSTU): 1%
Leonardo Péricles (UP): 0,2%
Sofia Manzano (PCB): 0,1%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0,1%
Roberto Jefferson (PTB): 0,1%
José Maria Eymael (DC): 0,1%
Ninguém/branco/nulo: 2%
Não sabem: 3%

A pesquisa de hoje não é comparável com a sondagem feita em julho, já que houve mudança no cenário testado. Foram removidos os nomes dos deputados federais André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil), e incluídos Thronicke e Jefferson. Devido ao arredondamento, a soma dos percentuais pode variar de 99% a 101%, informa o instituto.

No mês passado, Lula tinha os mesmos 44% registrados hoje. Bolsonaro tinha 33%. A distância entre os dois era de 11 pontos.

Pesquisa espontânea: Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados
Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista prévia de candidatos, Lula e Bolsonaro registram 33% e 30%, respectivamente. Os dois, portanto, estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro.

Na comparação com julho, o ex-presidente oscilou três pontos para baixo (dentro da margem de erro, portanto). O atual chefe do Executivo ficou estável.

Lula (PT): 33%
Jair Bolsonaro (PL): 30%
Ciro Gomes (PDT): 3%
Simone Tebet (MDB): 2%
Pablo Marçal (Pros): 0,4%
Vera Lucia (PSTU): 0,1%
Sofia Manzano (PCB): 0,1%
Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0,1%
Soraya Thronicke (União Brasil): 0,1%
Outros: 0,2%
Ninguém/branco/nulo: 7%
Não sabem: 24%

Segundo turno: Lula venceria Bolsonaro
A pesquisa Exame/Ideia fez cinco simulações de segundo turno.

Cenário 1

Na disputa entre Lula e Bolsonaro, o ex-presidente venceria com vantagem de 9 pontos.

Lula (PT): 49%
Jair Bolsonaro (PL): 40%
Ninguém/branco/nulo: 7%
Não sabem: 4%

Cenário 2

Contra Tebet, o petista seria eleito com 20 pontos à frente.

Lula (PT): 46%
Simone Tebet (MDB): 26%
Ninguém/branco/nulo: 24%
Não sabem: 4%

Cenário 3

Na simulação contra Ciro, Bolsonaro empata tecnicamente com o ex-ministro.

Jair Bolsonaro (PL): 38%
Ciro Gomes (PDT): 34%
Ninguém/branco/nulo: 18%
Não sabem: 10%

Cenário 4

Lula sairia vitorioso contra Ciro, com 12 pontos de vantagem.

Lula (PT): 43%
Ciro Gomes (PDT): 31%
Ninguém/branco/nulo: 22%
Não sabem: 4%

Cenário 5

O atual chefe do Executivo venceria Tebet, com vantagem de 15 pontos.

Jair Bolsonaro (PL): 40%
Simone Tebet (MDB): 25%
Ninguém/branco/nulo: 27%
Não sabem: 8%

Sobre o instituto
O Instituto Ideia, antigo Ideia Big Data, foi fundado em 2011 e até 2018 realizava pesquisas eleitorais para divulgação exclusiva para seus clientes. Desde julho de 2020, o Ideia mantém uma parceria com a revista Exame, que financia e divulga seus levantamentos sobre intenções de voto. Segundo o próprio Ideia, os métodos utilizados para os levantamentos variam. O Ideia se diz "agnóstico em termos de metodologia" e faz levantamentos eleitorais usando qualquer método.

Fonte: UOL

Post a Comment