A Polícia Federal (PF) apreendeu, na manhã deste sábado (20 de agosto de 2022), uma carga de 1,2 tonelada de cocaína em uma embarcação pesqueira que esteve atracada no Cais Pesqueiro do Mucuripe, em Fortaleza. Seis pessoas foram presas. Foi a maior apreensão de cocaína ocorrida no Ceará em 2022.

A ação se desenvolveu em atuação conjunta com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), por meio da Coordenadoria de Inteligência (Coin). Além dos policiais federais do Ceará, a ação contou com a participação de policiais das unidades da PF no Rio Grande do Norte e Paraíba.

Conforme a PF, a embarcação zarpou da capital cearense na última semana com a documentação incompleta e com o mecanismo de rastreamento obrigatório (PREPS) desativado, reforçando as suspeitas para abordagem.

Utilizando o apoio solicitado ao Navio Patrulha Oceânico Araguari, da Marinha do Brasil, policiais federais prenderam em flagrante o comandante do pesqueiro e cinco tripulantes do veículo, que trafegava em águas internacionais.

A droga estava acondicionada sob toneladas de gelo no porão da embarcação e teria como destino a Europa. Além da droga e da própria embarcação, também foram apreendidos celulares, equipamentos e documentos.

Os presos foram interrogados e indiciados pela PF. Eles ooderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e por integrarem organização criminosa, com penas de até 34 anos de reclusão. A polícia segue com as investigações com a análise do material.

A apreensão decorre de cooperação internacional com a Drug Enforcement Agency (DEA) e com a National Crime Agency (NCA), órgãos policiais dos Estados Unidos e Reino Unido, respectivamente.

Fonte: g1 CE

Post a Comment