Foto: Guto Vital

Profissionais da enfermagem realizam nesta sexta-feira (9 de setembro de 2022), uma paralisação, a nível nacional, para protestar contra a suspensão do piso salarial da categoria, determinada pelo ministro Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, no último domingo (4).

O ministro do STF deu prazo de 60 dias para estados, municípios e o governo federal informarem os impactos que o texto traz para a situação financeira do país. O plenário do STF vai julgar, a partir desta sexta, a decisão do ministro.

A decisão foi duramente criticada por parlamentares. O presidente da Frente Parlamentar da Enfermagem, o deputado federal Célio Studart (PSD-CE), classificou a decisão do ministro como “desrespeito ao Legislativo”.

A categoria também se posicionou e chegou a cogitar paralisações em todo o país. Em Juazeiro do Norte, um ato está programado para esta sexta, a partir das 8h30, na Praça do Giradouro.

De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (Sisemjun), a Secretaria de Saúde do Município (Sesau) já foi notificada da paralisação, por meio de ofício.

Piso salarial da enfermagem

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no início de agosto, a lei institui o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

No caso dos primeiros, o piso previsto é de R$ 4.750. Para técnicos, o valor corresponde a 70% do piso, enquanto auxiliares e parteiras terão direito a 50%.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment