A Polícia Militar Ambiental através de policiais da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) de Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira (16 de setembro de 2022), recolheu um macaco e apreendeu três pássaros da fauna silvestre brasileira, além de uma arma de fogo.

O primeiro caso aconteceu no município de Icó. Por volta das 9h30min, a composição da BPMA 45 durante fiscalização com o intuito de combater o tráfico de pássaros silvestres, se deparou no Distrito de Três Bodega, com vários pássaros em gaiolas penduradas em árvores, não sendo possível localizar os proprietários. Foram recolhidos 11 pássaros da fauna silvestre, sendo quatro galos da campina; dois golas; um viana; um azulão; dois bigodeiro; e um abre e fecha que foram levados para a ONG “BiodiverSe”, em Crato, e depois soltos na natureza.

Em Jaguaribe, por volta das 16h30min, os agentes de segurança durante o patrulhamento na zona rural, se depararam no Sítio Pé de Serra em um açude às margens da BR-226, que liga Jaguaribe a cidade de Pereiro, com um indivíduo em posse de uma arma de fogo. O elemento ao notar aproximação da viatura policial, dispensou a referida arma, uma espingarda calibre 36 contendo um cartucho intacto e em seguida evadiu-se pela mata. A composição ainda tentou localizar, porém sem êxito. A arma foi recolhida e apresentada à autoridade plantonista na DP de Jaguaribe para lavrar o inquérito.

Já por volta das 20 horas, também em Jaguaribe, a guarnição viatura BPMA 45 foi solicitada por uma mulher a comparecer a uma residência da rua Otílio Diógenes, bairro Placa Verde Cidade, e recolher um macaco que tinha aparecido naquele imóvel. A denunciante não soube informar a origem do animal. O macaco foi capturado pelos militares e igualmente aos pássaros apreendidos em Icó, também foi encaminhado à ONG “BiodiverSe”, no Sítio Buracão, distrito de Bela Vista, em Crato, onde passará por uma triagem e em seguida devolvido à natureza.

Fonte: Agência Caririceara

Post a Comment