Foto: Fco Fontenele

12/09/2022

Os eleitores do candidato Elmano de Freitas (PT) foram os que obtiveram o maior índice de escolha final do voto, de acordo com a pesquisa Ipec, feita entre 6 e 8 de setembro e divulgada na última sexta-feira (9). Segundo o levantamento, 78% dos entrevistados que declararam voto ao petista disseram que a decisão é definitiva.

O resultado foi obtido com as respostas para a pergunta se há possibilidade do entrevistado mudar de candidato. Ao todo, a pesquisa ouviu 1.200 pessoas em 56 municípios cearenses.

A pesquisa perguntou "Sua decisão de votar neste(a) candidato(a) já é definitiva ou o(a) sr(a) poderá mudar sua decisão até o dia da eleição?"; veja abaixo as porcentagens de cada candidato:

Capitão Wagner: 69%; 30% poderá mudar; e 1% não sabe/não respondeu
Elmano de Freitas: 78%; 22% poderá mudar; e 0% não sabe/não respondeu
Roberto Cláudio: 62%; 37% poderá mudar; e 1% não sabe/não respondeu
Outros: 33%; 57% poderá mudar; e 10% não sabe/não respondeu

A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o número CE-08708/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-05276/2022.

Resultados por perfis
A pesquisa do Ipec, encomendada pela TV Verdes Mares, revela em quais segmentos da população cearense os candidatos a governador com melhor desempenho -- Capitão Wagner, Elmano de Freitas e Roberto Cláudio -- melhoraram e em quais pioraram em relação à pesquisa anterior, de 1º de setembro.

Capitão Wagner (União) se mantêm à frente entre os eleitores evangélicos. Já Roberto Cláudio (PDT) caiu entre aqueles que se declaram pretos/pardos e entre católicos (22%, eram 29%).

Os números gerais da pesquisa apresentam o seguinte cenário:

Capitão Wagner

Candidato cresce entre aqueles que consideram a administração da atual governadora ruim/péssima (57% na pesquisa mais recente; eram 39% na pesquisa anterior, de 1º de setembro);
O candidato manteve números na liderança entre os eleitores evangélicos (46%, eram 47%); os números aumentam à medida que a avaliação do atual governo piora: varia de 24% para 26% entre quem avalia de forma positiva a atual administração.
O número se mantém em 41% entre aqueles que fazem uma avaliação regular e chega a 57% entre os eleitores que avaliam a atual gestão como ruim/péssima.

Elmano de Freitas

As menções a Elmano Freitas ficam estáveis nos segmentos em relação à pesquisa passada.
Elmano de Freitas fica em destaque entre os cearenses que avaliam a administração da atual governadora como ótima/boa (mesmos 31% do levantamento passado).

Roberto Cláudio

Roberto Cláudio, em comparação ao estudo de 1º de setembro, decresce entre aqueles que se declaram pretos/pardos (20% na pesquisa mais recente; eram 28% na pesquisa anterior, de 1º de setembro) e entre católicos (22%, eram 29%).
Os números caem entre moradores da Grande Fortaleza (23%, eram 34%) e entre aqueles que têm alguém do domicílio recebendo auxílio federal (21%, eram 30%).

Fonte: g1 CE

Post a Comment