09/09/2022

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou na manhã desta quinta-feira, 8, o julgamento, através de Júri Popular, de Hélio Adelino da Silva, de 35 anos, acusado de feminicídio contra a ex-companheira, Cícera Samiris dos Santos, em novembro de 2020, no município de Milagres. Durante a primeira sessão, por conta de problemas com os integrantes do Júri, a defesa pediu a suspensão das atividades do dia. O Juiz acatou o pedido e uma nova audiência foi marcada para a próxima segunda-feira, 12.

Conforme apuração do repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri, um dos jurados estaria portando um celular durante o julgamento. As sessões acontecem na Câmara de Vereadores da cidade. 

Segundo Guilherme, em agosto de 2021, o Ministério Público do Ceará (MPCE) moveu uma ação na qual sugeriu que Hélio teria que ser julgado pelo Tribunal do Júri. Diante da gravidade do crime cometido, o pedido foi acatado pelo TJCE, e, na manhã desta quinta, foi realizada a primeira sessão.

Fora da Câmara de Vereadores, havia presença de um grande número de curiosos e representantes de ONGs de empoderamento feminino da cidade de Milagres, as quais fizeram todo o acompanhamento do caso e cobraram uma punição pelo crime.

Relembre o caso
Um dia antes de cometer o crime, Hélio rasgou todas as roupas de Cícera utilizando uma faca de cozinha.

O fato foi filmado pela jovem como forma de reunir provas diante da violência sofrida. O intuito do réu era intimidar a ex-companheira para que ela reatasse o relacionamento que tinham.

Diante das ameaças e intimidações, a jovem entrou com um pedido de medida protetiva contra Hélio, mas não conseguiu obter proteção a tempo.

Por volta das 10 horas da manhã do dia 10 de novembro de 2020, o homem chegou ao local onde Cícera trabalhava, na rua Padre Mizael Gomes, dirigindo um carro modelo Joy de cor branca. Ele desceu do veículo e adentrou na loja, efetuando diversos disparos à queima-roupa contra a vítima.

Após o crime, Hélio foi filmado por testemunhas ao sair correndo da ótica, entrar no automóvel que estava parado na via em frente ao local de trabalho da ex-companheira e fugir. O carro foi abandonado em uma estrada de terra na saída da cidade.

Fontes: CBN Cariri e O Povo

Post a Comment