Manchas de óleo voltam a aparecer na Praia do Futuro em Fortaleza. Foto: Labomar/UFC/Reprodução

A Praia do Futuro, em Fortaleza, voltou a registrar o aparecimento de manchas de óleo. O material é encontrado, pelo menos, desde o último domingo (18) até esta sexta-feira (23), quando pesquisadores analisaram o ponto do litoral fortalezense. No começo de 2022, diversas praias cearenses registraram casos parecidos.

O professor universitário Rivelino Cavalcante, do Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar/UFC), comentou o aparecimento. “Começou pelo [litoral] leste; e na Praia do Futuro, no domingo já começou a ter registro. Até hoje [sexta-feira] aparece ainda na Praia do Futuro. Nós fomos lá e a gente ainda encontra bastante óleo”, disse o pesquisador.

Há relatos ainda de aparecimento recente das manchas em praias de outros municípios do litoral cearense, como Caucaia, Beberibe e Aquiraz, mas a informação não foi confirmada pela Secretaria do Meio Ambiente.

Manchas no começo de 2022
Nos primeiros meses deste ano, cerca de 60 praias de 13 municípios, incluindo Fortaleza, registraram o aparecimento de manchas de óleo. O professor Rivelino Cavalcante, contudo, alertou que é preciso uma análise detalhada para poder afirmar se há, ou não, semelhança no material e na origem com o último material registrado — em setembro.

Ele informou ainda que, após meses de análise, foi constatado que o material registrado nos primeiros meses de 2022 não tem a mesma origem daquele de 2019.

“O Labomar tem um laboratório que ele é ‘expert’ em avaliar a impressão digital química de óleos. Vimos que é completamente diferente”, explicou pesquisador.

Manchas no Nordeste
No último mês de agosto, outros estados nordestinos, como Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, voltaram a registrar manchas de óleo pelo litoral. Ainda não há detalhes se todos os materiais estão interligados.

Na costa potiguar, foi recolhida quase uma tonelada de óleo que voltou a aparecer nas praias em pouco mais de uma semana. Somente em Nísia Floresta, no Litoral Sul, foram recolhidos 500 kg de óleo.

Já em Pernambuco, o surgimento de vestígios de óleo em, pelo menos, 11 municípios pernambucanos fez com que uma reunião fosse convocada, no Recife, segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

No litoral baiano, fragmentos de óleo foram encontrados em praias de Porto Seguro, no sul do estado. Segundo a prefeitura da cidade, a suspeita era de que as manchas podem ser oriundas do óleo que atingiu a costa brasileira há quase três anos e começaram a chegar na Bahia em outubro de 2019.

Fonte: g1 CE

Post a Comment