Erupções na pele são um dos sintomas da monkeypox (Foto: Freepik)

21/09/2022

Nos últimos dias, o Ceará tem registrado aumento significativo de casos confirmados de monkeypox. São 247 pacientes com a doença, conforme o painel de monitoramento do IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Na última sexta-feira, 16, eram 146 casos. A pasta informa que "o aumento de casos se refere ao acúmulo de dados desde o dia 15". Dessa forma, são cerca de 100 novos casos em uma semana.

É possível observar aumento de casos em perfis diferentes do registro inicialmente (homens jovens), como mulheres e crianças. São 34 pacientes do sexo feminino, perfazendo 13,7% do total. Sete casos são em crianças de zero a nove anos. Dois pacientes têm mais de 60 anos.

A maior parcela de casos é entre 30 e 39 anos, com 93 casos (85 homens e oito mulheres). Esse grupo representa 37,6% dos casos totais. A segunda faixa etária com maior número de casos é dos 20 aos 29 anos, que soma 80 casos (70 homens e 10 mulheres).

Ao todo, já são 1.063 notificações de casos suspeitos de monkeypox no Estado. Desse total, 514 já foram descartados após resultado laboratorial negativo e outros 280 ainda estão sob investigação. Conforme o painel, em quatro notificações os casos foram excluídos pois a "notificação não atende às definições de caso suspeito".

Outras 18 situações foram classificadas como "perda de seguimento". Esses são casos que atendem à definição de caso suspeito e aos seguintes critérios: não tenha registro de vínculo epidemiológico; não realizou coleta de exame laboratorial ou realizou coleta de exame laboratorial, mas a amostra foi inviável ou teve resultado inconclusivo; e não tem oportunidade de nova coleta de amostra laboratorial (30 dias após o início da apresentação de sinais e sintomas).

Municípios cearenses com casos de monkeypox
Fortaleza - 189
Maracanaú - 8
Caucaia - 5
Eusébio - 5
Itaitinga - 4
Aquiraz - 3
Crato - 3
Pacatuba - 3
Russas - 3
Jijoca de Jericoacoara - 2
Juazeiro do Norte - 2
Pedra Branca - 2
Quixeramobim - 2
Sobral - 2
Acaraú - 1
Aracoiaba - 1
Barbalha - 1
Caririaçu - 1
Choró - 1
Crateús - 1
Granja - 1
Horizonte - 1
Jaguaribe - 1
Massapê - 1
Pacajus - 1
São Gonçalo do Amarante - 1
Dois casos são de pacientes que residem em outros Estados: um do Piauí e um da Bahia

Fonte: O Povo

Post a Comment