Foto: Gustavo Veras

07/09/2022

Os desfiles em alusão ao Dia da Independência, no Interior do Ceará, não contarão com a apresentação de policiais militares. A reportagem do Diário do Nordeste apurou que a informação chegou aos agentes de forma extraoficial, às vésperas deste 7 de setembro, tendo desagradado parte da Corporação.

Um oficial lotado no Interior do Estado diz que prefeitos chegaram a pedir ao comandante geral a participação de PMs, "mas não foram atendidos". "Era uma tradição a polícia sempre participar e era um anseio da tropa participar do evento da independência dos 200 anos. Temos pelotões formados de recrutas que poderiam participar do desfile. O que temos de diferente dos PMs da capital? Nunca houve essa prioridade da capital em detrimento ao interior", questionou o oficial.

A PMCE comunicou que na Capital, "um amplo efetivo de diversas unidades da instituição desfilará na avenida Beira Mar de Fortaleza". Em Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú, cidades onde existem Colégios da Polícia Militar, a representação ficará a cargo dos alunos. Nas demais localidades, a tropa permanecerá no policiamento ostensivo.

EFETIVO INSUFICIENTE
Um oficial da área Norte do Ceará diz que o fato de não desfilar não se trata de uma proibição, mas sim devido ao efetivo insuficiente no Interior. Nessas demais cidades, devem participar do desfile apenas os Guardas Municipais.

"Precisamos reforçar o policiamento. Já para isso convocamos policiamento extra e vamos remunerar quem está de folga. Não temos efetivo pra marchar, fazer comboio e ainda dar conta do policiamento ostensivo", disse outro oficial.

Há cidades que têm, por turno, quatro policiais militares de serviço, conforme a fonte: "não tem como deslocar e deixar o buraco no policiamento ostensivo."

Por nota, a Instituição explica ter priorizado a manutenção das tropas para o serviço ordinário operacional, "a fim de garantir e assegurar a tranquilidade pública, dos cidadãos que forem assistir aos desfiles em suas cidades durante o feriado".

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment