09/09/2022

A Organização de Procura de Órgãos (OPO) divulgou nesta semana que a região do Cariri registrou doações de 114 órgãos desde janeiro deste ano. As córneas ficaram no topo da lista de doações, com 66. Em seguida, com 30, vêm os rins, e o fígado ocupa o terceiro lugar (15 casos). Em último lugar aparecem as doações de coração, com três registros.

Todos os órgãos foram doados por 29 pessoas, em procedimentos realizados no Hospital Regional do Cariri, no Hospital Santo Antônio, em Barbalha, e no Hospital São Raimundo, na cidade de Crato. Locais onde OPO tem atuação.

A Organização realiza uma campanha que busca conscientizar a sociedade sobre a importância e o impacto positivo da doação de órgãos e tecidos.

“No Hospital Regional são feitas atividades educativas e distribuição de panfletos. Sempre fazemos conversas com os profissionais, palestras para todos os funcionários. O objetivo principal é sensibilizar, mostrar para sociedade a importância do ato de doação. Alguém que faz doação tem a possibilidade de salvar outra vida ou que a pessoa tenha uma qualidade de vida melhor”, diz Wagner Brito, enfermeiro da OPO, em entrevista ao repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri. 

Segundo o enfermeiro, a doação de órgãos precisa ser vista como um ato nobre, de humildade e amor ao próximo.

“É com a doação que você salva vidas. E pra ser um doador precisa apenas dizer aos seus familiares que deseja que seus órgãos sirvam para que outras pessoas possam possa viver”, frisa o enfermeiro.

Fonte: O Povo

Post a Comment