Estátua de Seu Lunga foi inaugurada em março de 2020 e não está mais no lugar (Foto: Reprodução)

A estátua de Seu Lunga não está mais no lugar, já que foi retirada pouco mais de dois anos após sua inauguração. A homenagem ao comerciante e ícone de Juazeiro do Norte, Joaquim dos Santos Rodrigues, terminou danificada em decorrência da ação de vândalos. Com isso, os familiares recolheram para que não fosse completamente destruída ou furtada. Feita de concreto e revestida com fibra de vidro, foi pintada na cor bronze envelhecido, medindo 1,30m.

É uma retratação do Seu Lunga sentado num banco de granito, com espaço para que ao lado as pessoas possam sentar e tirar fotos em frente à residência onde morou, na Rua Santa Luzia, na Praça do Memorial Padre Cícero. Para o corretor de imóveis e parente de seu Lunga, Vicente Reginaldo Tenório, “aconteceu o que era previsto devido à falta de policiamento e Guardas Municipais nessa área povoada por muitos usuários de drogas e de bebidas alcoólicas”.

Agora, o município deve cuidar da restauração da estátua por se constituir num atrativo perto da Capela do Socorro e muitos visitantes costumavam “sentar ao lado de Seu Lunga” para fotografias. Este ano, os visitantes só verão o banco e as marcas do ato de vandalismo. A estátua foi inaugurada pelo então prefeito de Juazeiro, Arnon Bezerra, no dia 14 de março de 2020, homenageando Seu Lunga que, também, era poeta e repentista se tornando conhecido por suas respostas às perguntas que julgava óbvias.

Seu Lunga nasceu no dia 18 de agosto de 1927 no município de Caririaçu e morreu aos 87 anos, no dia 22 de novembro de 2014, no Hospital São Vicente de Barbalha. O corpo do mesmo está sepultado no jazigo da família no Cemitério do Socorro.

Fonte: Site Miséria

Post a Comment