07/10/2022

Um caso suspeito de poliomielite está sendo investigado no Pará, em uma criança de três anos de idade. Segundo a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa), o menino testou positivo para o poliovírus (Sabin Like 3) em um exame que isolou o vírus colhido em fezes. Em nota, Ministério da Saúde (MS) informou que mandou equipes ao estado.

Apesar do resultado, o "comunicado de risco" emitido pelo órgão afirma, segundo O Globo, que acessou o documento, que "outras hipóteses diagnósticas não foram descartadas, como Síndrome de Guillain Barré", por exemplo. Por isso, o caso segue em investigação.

É a primeira suspeita de polio no Brasil desde erradicação da doença, há 33 anos. Nessa segunda-feira (3), o Ministério da Saúde havia informado que o percentual de vacinação de crianças contra a patologia estava com cobertura muito baixa (52,3% de pequenos menores de cinco anos).

MINISTÉRIO DA SAÚDE NEGA CIRCULAÇÃO DO VÍRUS 
Conforme o MS, que enviou nota no início da noite desta quinta, "não há registro de circulação viral da poliomielite no Brasil".  A pasta informou que enviou uma equipe ao Pará para investigar um caso de Paralisia Flácida Aguda. Ainda segundo o Ministério, "é importante ressaltar que não se trata de poliomielite".

"De acordo com informações enviadas pela secretaria estadual de saúde, o caso pode estar relacionado a um evento adverso ocasionado por vacinação inadequada", explica o Ministério 

A pasta reforçou ainda que pairesponsáveis vacinem suas crianças com todas as doses indicadas para manter o país protegido da poliomielite, doença erradicada no Brasil.

O CASO
O caso suspeito diz respeito a um menino que mora no município de Santo Antônio do Tauá, no interior do Pará. Os primeiros sintomas foram febre, dores musculares, mialgia (dor muscular) e paralisia flácida aguda, e surgiram no último dia 21 de agosto. Semanas depois, a criança perdeu a força nos membros inferiores e não consegue se manter em pé.

A coleta de fezes do garoto para exame foi feita no dia 16 de setembro e encaminhada para o Laboratório de Referência do Instituto Evandro Chagas, conforme O Globo. Já o laudo com o resultado positivo foi emitido na última terça-feira (4).

Fonte: Diário do Nordeste

Post a Comment