Caldeirão da Santa Cruz do Deserto. FOTO: Jean Messias

11/10/2022

A criação da Unidade de Conservação do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, em Crato, está em andamento, com uma consulta pública, com destaque para a relevância de preservação desse espaço histórico e natural, na cidade do Crato. Através da criação do Parque Estadual do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto será possível adotar medidas de conservação da biodiversidade local, a manutenção dos ecossistemas e dos serviços ecossistêmicos, bem como a recuperação de áreas degradadas.

Também será possível garantir a presença da população tradicional, nos mesmos moldes do que ocorreu no Parque do Cocó, em Fortaleza. Essa população, após o devido treinamento, poderá ser plenamente incorporada à dinâmica do Parque, sobretudo por meio do desenvolvimento de visitas guiadas, manutenção de trilhas, bem como trabalho de educação e interpretação ambiental.

Com a unidade, será permitido um incremento da economia local e regional por exemplo, pela atividade turística, interpretação e educação ambiental. A história sociopolítica e religiosa de luta e resistência da população que habitou/habita o território do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto precisa ser fortemente cuidada, preservada e divulgada, dada a sua importância, ainda não plenamente analisada, para a comunidade local, regional e nacional.

Ao mesmo tempo, será possível ampliar o processo de sensibilização histórica, garantida legalmente quando da instituição do “Dia Estadual em memória da Comunidade do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto”, mediante sanção da Lei Estadual Nº 13.234, de 03 de julho de 2002. Com isso, ampliará os espaços de diálogo com as associações, Comitê de Bacia do Rio Salgado, Geopark Araripe e instituições de ensino (básica e superior).

Segundo o coordenador geral do projeto, Professor Edmar Pinheiro, da Universidade Regional do Cariri (URCA), ao todo serão criadas seis unidades, incluindo Horto do Padre Cícero – Juazeiro do Norte; Sítio Caldeirão – Crato; Estátua de Santo Antônio – Barbalha; Riacho do Meio – Barbalha; Boqueirão de Lavras – Lavras da Mangabeira e Vale dos Buritis, em Santana do Cariri.

Post a Comment