06/10/2022

No segundo sábado de outubro, o mundo inteiro se mobiliza para falar da importância dos cuidados paliativos para promoção da qualidade de vida das populações, no Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Este ano, no dia 8, o Ambulatório da Dor e Cuidados Paliativos do Crato, um equipamento municipal, estará realizando uma programação específica para o tema, na Praça Siqueira Campos, a partir das 8 horas.

Com a presença de pacientes, familiares, profissionais da saúde, psicólogos, educadores físicos, fisioterapeutas, parceiros voluntários e convidados, o evento tem o objetivo de informar à população sobre esses cuidados para as pessoas e/ou famílias que apresentam esse sofrimento.

Conforme explica a coordenadora do Ambulatório cratense, Dra. Sandra Barreto, médica especialista em dor, o evento é importante para levar informação à população e diminuir o preconceito sobre o assunto: "existe muito tabu, medo e preconceito relacionado a esse tema, essa é a primeira vez que vai existir um movimento desse num ambiente público".

A programação contará também com aferição da pressão arterial, teste de glicemia e música ao vivo, com André Oliveira (Voz e Violão), e é uma iniciativa da equipe do Ambulatório da Dor e Cuidados Paliativos do Crato, junto com os residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, os membros do Grupo de Educação e Pesquisa em Dor e Cuidados Paliativos - GEPPalium, da Universidade Regional do Cariri (URCA) e profissionais voluntários do serviço com o apoio da gestão municipal.

Conheça o Ambulatório da Dor e Cuidados Paliativos

O espaço é pioneiro no interior do Ceará e integra a linha do cuidado humanizado, que vem sendo implantada no município. O ambulatório conta com uma equipe de saúde, composta por acadêmicos e profissionais, sendo eles residentes de clínica médica, saúde coletiva, integrantes de ligas acadêmicas, estudantes de medicina e psicologia.

Neste serviço, são ofertados acolhimento a pacientes e familiares em qualquer estágio do câncer; diagnóstico e tratamento medicamentoso e não-medicamentoso da dor; fisioterapia especializada em oncologia; atendimento nutricional; estomaterapia; e práticas integrativas e complementares de saúde, como Reike, aromatoterapia, auriculoterapia, massoterapia e acupuntura. Também são ofertados procedimentos médicos de intervenção da dor, como agulhamento a seco e com anestésico; neuromodulação; mesoterapia e Estimulação Elétrica Transcraniana. Todo atendimento oferecido pelo ambulatório é pautado pelo respeito aos direitos e à biografia do paciente, com alinhamento às evidências científicas.

São centenas de pacientes e familiares acompanhados desde a sua abertura, em 2014, promovendo vida digna e de qualidade para aqueles que estão em processo de tratamento do câncer, como a moradora Márcia Borba. "Depois que eu cheguei aqui, houve uma melhora de 100% pra mim, porque eu não entendia muita coisa e eles explicam bastante, ensinam a gente a lidar com o que sente. Aqui é como se fosse uma família. Aqui a gente tem um acolhimento sem explicação", comenta.

Campanha mundial

O Dia Mundial de Cuidados Paliativos é realizado anualmente, pela Worldwide Hospice Palliative Care Alliance (WHPCA), em colaboração com a International Children's Palliative Care Network (ICPCN), Palliative Care in Humanitarian Aid Situations and Emergencies (PallCHASE), e a International Association for Hospice and Palliative Care (IAHPC).

O tema para 2022 é Curando Corações e Comunidades, reconhecendo que a experiência da dor e a necessidade de curar une os seres humanos em todo o mundo.

Post a Comment