10/10/2022

O Ceará tem 17 escolas da rede pública estadual com placas para geração de energia solar em um projeto do governo estadual. A estimativa é expandir a energia renovável para, pelo menos, mais 15 unidades. Ao todo, o objetivo é de economizar aproximadamente R$ 1 milhão por ano com as contas de energia.

O projeto da Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) tem 15 escolas em fase final de montagem e teste dos equipamentos, com previsão de início de funcionamento ainda este ano.

“Implantar as placas solares nas escolas é uma iniciativa fundamental para disseminarmos essa mudança de cultura, estimulando a geração de energia baseada em fontes renováveis, visto o poder transformador e multiplicador que temos no ambiente escolar”, disse o secretário da Infraestrutura, Lucio Gomes.

“Para além disso, trazer eficiência energética para os prédios públicos significa redução de custos com energia elétrica e aplicação do dinheiro economizado em outras prioridades”, complementou o secretário.

Os recursos investidos, no valor de R$ 8,8 milhões, são do Fundo de Incentivo à Eficiência Energética e Geração Distribuída do Ceará (FIEE), administrado pela Seinfra.

A implantação dos sistemas atende uma das premissas do Governo do Ceará, de que todo prédio público contemple o uso de fonte renovável e energeticamente eficiente, proporcionando mais economia nas contas de energia, expandindo a capacidade de geração própria e contribuindo para a modernização das instalações elétricas dos órgãos e entidades da administração pública.

Fonte: g1 CE

Post a Comment