Camilo Santana, Kamila Cardoso e Érika Amorim, que disputam vaga no Senado nas eleições de 2022. (fotos: FCO Fontenele e Samuel Setubal)

Pesquisa Ipespe no Ceará, contratada pelo O Povo, mostra o ex-governador do Ceará, Camilo Santana (PT), isolado e com vida aparentemente tranquila na caminha rumo à cadeira de Tasso Jereissati (PSDB), senador que se retira da vida pública ao final deste ano. O petista tem 76% das intenções de votos válidos. Kamila Cardoso (Avante) tem 19%. Erika Amorim (PSD) registra 6% das intenções de votos válidos. Votos válidos é a forma oficial como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado da eleição, com descarte de brancos e nulos.

Em votos totais, Camilo tem 65%. Ele apoia Elmano Freitas (PT) para governador. Da chapa de Capitão Wagner (União Brasil), Kamila Cardoso totalizou 16%. Erika Amorim, aliada de Roberto Cláudio, marcou 5% das intenções de voto.

Votos válidos
Camilo Santana: 76%
Kamila Cardoso: 19%
Erika Amorim: 6%

Votos totais
Camilo Santana (PT): 65% (+1)
Kamila Cardoso (Avante) 16% (-1)
Erika Amorim (PSD): 5% (+2)

Pesquisa espontânea para o Senado
Camilo Santana (PT): 45% (+5)
Kamila Cardoso (Avante): 12% (+3)
Erika Amorim (PSD): 3% (+2)

Na pesquisa anterior do Ipespe para o Senado, Camilo Santana (PT) tinha 64%, Kamila Cardoso (Avante) aparecia com 17% e Erika Amorim (PSD), 3% em votos totais.

O Ipespe ouviu mil eleitores do Ceará entre os dias 28 e 30 de setembro. As entrevistas foram feitas por telefone. A margem de erro máxima estimada é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-07388/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-02064/2022.

Percentuais que não fecham 100% se devem a arredondamento ou são perguntas com múltiplas alternativas de resposta.

Fonte: O Povo

Post a Comment