16/11/2022

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) divulgou o termo de adesão ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2023. Dessa vez, a seleção terá uma única edição e não duas ao ano, como costuma ocorrer na UFCA. Ao todo, serão ofertadas 1.070 vagas distribuídas em 23 cursos. 

Do total das vagas ofertadas no SiSU 2023, a UFCA reserva metade de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Portanto, dentro da reserva legal, haverá vagas exclusivas para estudantes que cursaram todos os anos do ensino médio em escolas da rede pública, com percentual para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e para pessoas com deficiência (PcD). Outra metade das vagas será destinada para a seleção em ampla concorrência, ou seja, destina-se ao público geral.

A seleção do SiSU 2023 será feita a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022). As provas do Enem estão sendo aplicadas neste mês de novembro, nos dias 13 e 20.  

Para participar do SiSU, o candidato não pode ter zerado nenhuma das provas e não pode ter feito o exame na condição de “treineiro”. Segundo o termo de adesão, a UFCA definiu pesos para as provas do Enem que variam de acordo com o curso. As notas mínimas exigidas também são variadas.

Seleção única
Na edição de 2023, a UFCA terá apenas um processo seletivo do SiSU, no primeiro semestre. Até a edição 2022, para os cursos com dupla entrada anual – Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Administração e Medicina -, eram feitas duas edições do SiSU: uma no começo do ano, ofertando metade das vagas dos respectivos cursos, e outra no meio do ano, disponibilizando o restante das vagas. 

Agora, as vagas das duas entradas serão ofertadas logo no começo do ano. Mas os/as candidatos/as permanecem entrando no respectivo período de ingresso. Ou seja, haverá candidatos/as aprovados/as para ingressar no período 2023.1 e terá candidatos/as que ingressarão no curso somente em 2023.2. Não há prejuízo em relação ao quantitativo de vagas. Será ofertada a mesma quantidade dos anos anteriores.   

Mudanças em cursos de Brejo Santo
O Instituto de Formação de Educadores (IFE), em Brejo Santo, até o SiSU 2022, ofertava 70 vagas para a entrada no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN). Quem entrava na LICN poderia, ao final do curso, ingressar em Matemática, Física, Química ou Biologia. A entrada nessas licenciaturas específicas, portanto, só ocorria por meio do ingresso em LICN, não havendo vagas para ingresso direto pelo SiSU. 

Na edição 2023, o ingresso em cinco cursos de Brejo Santo será diferente. As vagas da Licenciatura Interdisciplinar foram distribuídas para Matemática (14), Física (14), Química (14), Biologia (14) e LICN (14), que passou a se chamar Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais. Os/as candidatos/as poderão concorrer à licenciatura específica logo no SiSU, sem precisar passar pela LICN antes. Todas as vagas têm ingresso no primeiro período de 2023. 

Essa mudança não prejudicará os/as estudantes que entraram na LICN até a edição 2022. Esses discentes, ao concluir a Licenciatura Interdisciplinar, poderão seguir para as licenciaturas específicas. As alterações só atingem quem entrar a partir de 2023.

O ingresso no curso de Pedagogia, que também está no campus Brejo Santo, não passará por alterações. Serão ofertadas 30 vagas, todas destinadas para entrada no primeiro período de 2023.

Todas as informações sobre o SiSU na UFCA podem ser encontradas no Portal da instituição.

Post a Comment