A Secretaria de Saúde continua com a vacinação contra covid-19 para bebês de 6 meses de idade a 2 anos completos, que apresentem algum tipo de comorbidade. A aplicação do imunizante ocorrerá, nesta sexta-feira (16 de dezembro de 2022), no Centro de Especialidade e Diagnóstico (CED), das 8h30 às 11h.

De acordo com a Coordenadora de Imunização, Adriana Rocha, a meta de vacinação para o público dessa faixa etária é de 2.884 crianças. “Estamos abrindo vacinação para crianças que apresentem algum tipo de comorbidade. Ao finalizar essa primeira etapa, estamos disponibilizando a vacinação para o público geral dessa faixa etária”, disse Adriana.

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança. A imunização da nova faixa etária será realizada com a vacina da Pfizer Baby, que possui um frasco com a tampa na cor vinho, diferente dos demais imunizantes do laboratório, com formulação e dosagem específicas para crianças pequenas. Atualmente, a Pfizer Baby é a única autorizada, para crianças de 6 meses a dois anos, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O esquema de vacinação para crianças requer três doses do imunizante, sendo as duas doses iniciais administradas com quatro semanas de intervalo e a terceira oito semanas depois.

Comorbidades
Pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a covid-19, do Ministério da Saúde, são consideradas comorbidades para vacinação as seguintes condições de saúde:

Diabetes;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão Arterial Resistente;
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
Imunocomprometidos;
Doença renal crônica;
Doenças neurológicas crônicas;
Hemoglobinopatias graves;
Obesidade mórbida;
Síndrome de Down;
Cirrose hepática;
Doenças cardiovasculares: como insuficiência cardíaca (IC) e cardiopatias congênitas.

Post a Comment