FOTO: Antônio Rodrigues

19/12/2022

O Hospital Regional do Cariri (HRC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerido pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu, pela terceira vez consecutiva, a certificação por excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

O reconhecimento mostra que a unidade situada em Juazeiro do Norte, no Cariri, atingiu os níveis mais altos de qualidade na gestão e na assistência em saúde. “Para o título, a instituição precisa atender aos padrões definidos pela ONA, validados internacionalmente”, informa a Organização.

A visita de recertificação foi realizada no fim do mês de novembro e durou três dias. A divulgação, porém, só pôde ser feita após a homologação do resultado, nesse fim de semana.

Durante a avaliação, os representantes da ONA visitaram quase todas as áreas do hospital e ouviram pacientes, gestores e colaboradores atuantes na assistência. Por meio de relatos e evidências (documentos, protocolos e treinamentos), comprovaram a manutenção da segurança e da qualidade exigidas pela Organização, mesmo após a pandemia de covid-19.

Relatório e oportunidades de melhoria
Um dos destaques da inspeção é o relatório consolidado pelos avaliadores da instituição nacional. O documento aponta as oportunidades de melhoria para os próximos anos, o que ajuda o HRC a aprimorar processos de assistência em saúde e, assim, manter a certificação.

“A visita de acreditação é um momento importante para o nosso hospital, pois temos a chance de mostrar o que amadurecemos e de nos desafiar a buscar melhorias assistenciais com foco na qualidade e na segurança”, diz a gerente de Risco do equipamento, Narya Brito.

A diretora-geral do HRC, Demostênia Coelho Rodrigues, comemorou a recertificação em Nível 3 – Acreditado com Excelência. A unidade é a única do sul cearense com o título. “Eu não tinha dúvidas de que o nosso time conquistaria mais esse grande resultado. Durante todos esses anos, nós temos buscado sempre implementar novos processos para garantir mais segurança e qualidade em nossa assistência. Então, o retorno não poderia ser diferente. Isso só mostra o quanto todos estão empenhados em fazer o melhor para todos que precisam de nós”, afirma.

Post a Comment