Na noite desta segunda-feira (23/01/2023), o governador da Paraíba, João Azevêdo, anunciou o nome do Professor Antonio Roberto de Araújo Souza para assumir a Secretaria de Educação da Paraíba, no seu segundo mandato.

O professor Roberto Souza é natural de Nova Olinda, na região do Cariri cearense. Ele é Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/UFJF-MG (2016). Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade do Minho (UMinho-Braga-PT). Possui Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública pelo CAEd/UFJF-MG (2010). É Graduado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Regional do Cariri (URCA-2001). Professor Efetivo da Rede Estadual do Ceará desde 2010. Exerceu cargo de professor de Matemática, Ciências e Física em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio de 1997 a 2008. Exerceu o cargo de diretor na Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Luiz Filgueiras (Nova Olinda-CE), de 2009 a 2012. Coordenou a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 16 (CREDE 16 – Iguatu-CE) de 2012 a 2015. Coordenou a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação 20 (CREDE 20 – Brejo Santo-CE) de 2015 a 2022.

Professor Roberto diz se sentir honrado com o convite do governador João Azevedo e do partido Republicanos para uma missão tão importante. O caririense ressaltou que levará todo conhecimento adquirido na trajetória acadêmica e sua rica experiência adquirida como professor, diretor de escola e coordenador de duas coordenadorias regionais no Ceará, isso durante o ciclo de maior avanço na educação cearense.

Ainda conforme Roberto, a tarefa mais importante à frente da gestão da educação paraibana será assegurar a alfabetização de crianças na idade certa, melhorar o aprendizado em todas as etapas da educação básica e reduzir o abandono e a reprovação.

Por fim, falou que o deputado federal Idilvan Alencar, que também é caririense, foi o grande mediador com as lideranças políticas da Paraíba, por seu legado à frente da educação do Ceará.

Post a Comment