13/02/2023

O Programa Edifique Ações, cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) esta com  inscrições abertas para selecionar 50 estudantes da rede pública de ensino, concludentes e/ou egressos do Ensino Médio da Região do Cariri, para a participação no Curso Edificar, um intensivo, gratuito, preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

As atividades serão realizadas nas dependências da UFCA, campus Juazeiro do Norte, de segunda a sexta, das 18h às 21:45h, durante o período de 20 de março a novembro de 2023.

INSCRIÇÃO
As inscrições serão realizadas no período de 10 à 28 de fevereiro de 2023, via formulário online disponível no endereço eletrônico - Clique aqui

DAS VAGAS

Serão ofertadas um total de 50 vagas destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública, ou que concluam, em rede pública, no ano de 2023.

PROCESSO SELETIVO 

O processo seletivo será constituído de etapa única: 

Prova com 40 questões de múltipla escolha que acontecerá no dia 11 de março de 2023, na EEMTI Presidente Geisel Polivalente, sito à Rua José Marrocos, s/n – Santa Tereza, Juazeiro do Norte – CE. A prova iniciará às 09h da manhã e terá duração de 3h. Para que o estudante não seja desclassificado, o mesmo deverá acertar, no mínimo, 21 questões (50% +1).

4.1.1 A prova será baseada na matriz de conhecimentos do ENEM:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Estudo e interpretação de textos. Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos. Estudo dos aspectos linguísticos da língua portuguesa: norma culta e variação linguística. 
Ciências Humanas e suas Tecnologias: As lutas pela conquista da independência política das colônias da América. Grupos sociais em conflito no Brasil imperial e a construção da nação. Ditaduras políticas na América Latina: Estado Novo no Brasil e ditaduras na América. Características e transformações das estruturas produtivas. Os domínios naturais e a relação do ser humano com o ambiente. Representação espacial. Atualidades.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Moléculas, células e tecidos; fotossíntese e respiração celular. Níveis de organização dos seres vivos. Vírus, procariontes e eucariontes. Sustentabilidade, aquecimento global, poluição, processos de reciclagem. Ecologia. Origem e evolução da vida. Genética. Ondas. Termologia. Hidrostática. Movimentos. Leis de Newton. Força Elástica, Tração, Peso, Normal, Atrito, Pressão. Energia, Trabalho e Potência. Eletricidade. Sistemas e Transformações químicas, Cálculos estequiométricos. Soluções. Ácidos, bases, sais e óxidos. Tamponamento químico. Nomenclatura, propriedades químicas e reações de oxidação e redução. 
Matemática e suas tecnologias: Conhecimentos numéricos: razões e proporções, porcentagem e juros, progressões. Conhecimentos algébrico-geométricos: figuras geométricas planas e espaciais. Conhecimentos algébricos: gráficos, equações, sistemas e funções do 1.º e dos 2.º graus e funções trigonométricas. Probabilidade.

Post a Comment