09/02/2023

A Prefeitura de Juazeiro do Norte, por meio da Secretaria de Finanças - SEFIN, explica que a solicitação da isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) pode ser solicitada em vários casos.

De acordo com a lei 93/2013 e com suas alterações posteriores, são isentos:

Aqueles que possuem imóveis cedidos, gratuitamente, para uso exclusivo da União, do Estado ou do Município; As Sociedades Civis sem fins lucrativos, destinadas ao exercício de atividades culturais, recreativas ou desportivas; viúvos (as) e inuptas, órfãos menor de idade ou pessoa inválida para o trabalho, em caráter permanente, e pessoa com vírus HIV;

Imóveis declarados de utilidade pública, para fins de desapropriação; ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira - FEB, donos de único imóvel e residente nele; e entidades populares, apenas para os imóveis destinados às suas finalidades.

É necessário que o pedido seja protocolado a partir das seguintes condições:

Na primeira solicitação, deve-se encaminhar o requerimento administrativo à Junta de Impugnação Fiscal; caso o direito já tenha sido concedido em anos anteriores, o pedido deve ser direcionado ao setor de Dívida Ativa do Município.

Em ambas as situações, os protocolos são feitos de maneira online ou através do Atendimento Tributário (Vapt Vupt). Também é importante ressaltar, que o pedido de isenção precisa ser realizado, anualmente, e que a lista de documentos pode ser consultada no site da Prefeitura: www.juazeirodonorte.ce.gov.br, na aba Serviços > Carta de Serviços.

Post a Comment