15/08/2023
Mais de 2.900 empresas foram abertas no Crajubar no primeiro semestre de 2023. A cidade de Juazeiro do Norte foi a que mais registrou abertura de novos negócios, com 1.938 (1.085 do setor de serviços, 664 do Comércio e 189 da Indústria. Em Crato, foram 676 (420 de Serviços, 223 de Comércio e 33 de Indústria). Já em Barbalha, foram 306 (160 de serviços, 134 de comércio e 12 de indústria.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação em Juazeiro do Norte, Wilson Soares, aponta a economia local como diversa e forte nos mais variados eixos econômicos. Como destaca, os setores de serviços, comércio, indústria e construção civil são os pilares da economia juazeirense. “São poucos municípios que têm forte esses quatro segmentos. E aí a gente entrega políticas e ações para criar uma ambiência favorável para que essas atividades econômicas estejam cada vez mais fortes para gerar mais emprego e movimentar renda no município”, relata.
Fatos como circulação diária de cerca de 150 mil pessoas usufruindo da atividade econômica, a logística significativa e a equidistância das capitais do Nordeste faz com que o município tenha grande potencial econômico. Entre as ações que contribuem para o crescimento econômico, ele cita arranjos produtivos locais e mapeamento para desenvolver políticas para desenvolver a atividade econômica, como o Polo Calçadista; o Exporta Juá, que é uma capacitação de empreendedores para exportarem seus produto; participação em eventos como o Salão Internacional do Couro; Sala do empreendedor; parceria com o Estado e outras secretarias; entre outras.
“A gente tem essa variedade de ações e estruturação para estar trazendo novos empregos, novas investidores para o município e fortalecer os empreendimentos que aqui existem, principalmente os pequenos empreendedores”, relata Wilson, ao dizer que entende que as pequenas engrenagens da economia são fundamentais para o desenvolvimento econômico geral do município. Entre os novos negócios, Wilson menciona que, para este ano, está prevista a chegada de uma nova empresa que deve gerar três mil novos postos de trabalho.
Fonte: Jornal do Cariri
Postar um comentário