Litoral do Ceará. FOTO: Iole Santiago - Semace

13/10/2023

O ano de 2024, que será bissexto, com 366 dias e o mês de fevereiro de 29 dias, terá menos feriados prolongados. Se em 2023 os dias de descanso caíram em boa parte na quinta-feira, facilitando emendas, em 2024 as datas estão concentradas no sábado, no domingo e na quarta-feira.

Enquanto 2023 teve nove datas comemorativas e pontos facultativos que permitiram feriados prolongados no país, no próximo ano serão cinco. Feriados como o Dia da Independência, o 12 de Outubro e Finados, por exemplo, vão cair no sábado. Já o de Tiradentes será num domingo.

A lista oficial de feriados e pontos facultativos será publicada em dezembro pelo Ministério da Economia, mas já é possível fazer as projeções com base nos dias festivos que se repetem todos os anos e na lista da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). 

A primeira emenda possível será no fim de fevereiro, com as tradicionais segunda e terça-feira de Carnaval, além de uma parte do dia seguinte, a Quarta-feira de Cinzas: todos dias de ponto facultativo.

Mas é no segundo semestre que os feriados se concentram no sábado, com datas como a da Independência do Brasil e o Dia de Finados.

Veja lista de feriados nacionais e pontos facultativos em 2024


Feriados regionais
Em São Paulo, há alguns outros feriados. O dia 25 de janeiro, dia da fundação da capital paulista e, portanto, feriado municipal, cairá numa quinta-feira. O dia 9 de julho, feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, será numa terça. E o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra em mais de mil cidades do país que decretaram feriado por meio de projeto de lei, caso da capital paulista, vai cair numa quarta-feira.

Além disso, como ano eleitoral, a lei prevê que o primeiro turno das eleições municipais será realizado no primeiro domingo de outubro; e o segundo turno, se houver, no último domingo do mesmo mês.

Fonte: Portal R7

Post a Comment