Header Ads

I Semana de Libras da UFCA ocorre dias 24 e 25 de abril no campus Juazeiro do Norte

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) sediará, nos dias 24 e 25 de abril, a I Semana de Libras, promovida pelo Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Artes (IISCA), em parceria com a Secretaria de Acessibilidade. O evento se destaca como o primeiro sobre o tema na UFCA e contará com oficinas ministradas por intérpretes e professores de Libras, mesas redondas abordando alguns temas da linguística, a profissão de intérprete e a história da comunidade surda.
A Semana de Libras começa no dia da comemoração dos 15 anos da Lei n° 10.436/02, conhecida como a Lei de Libras, que reconhece a língua como meio legal de comunicação e expressão. Para a professora de Ensino de Libras e suas Literaturas/Libras, Gisele Garcia, a lei ajuda a dar identidade e visibilidade ao surdo. “Antes da aprovação da lei, o surdo não tinha essa segurança; a sua língua reconhecida”, comenta. Apesar de ser assegurada em lei, nem todos tem conhecimento sobre a língua brasileira de sinais (Libras).
Hoje, muitos surdos estão ganhando espaço no mercado de trabalho. De acordo com dados do IBGE, a região do Cariri abriga aproximadamente 17 mil deficientes auditivos. Recentemente a UFCA aprovou o projeto de implantação do curso de Letras/Libras, o primeiro do interior do Ceará. Segundo a Secretaria de Acessibilidade da UFCA, a implantação do curso de Letras/Libras tem o propósito de atender às demandas impostas pela inclusão dos surdos na comunidade interna e externa.
A I Semana de Libras é um evento aberto à comunidade. Para participar, os interessados podem se inscrever através do site ufcalibras.wixsite.com/libras . “Vocês vão ter a oportunidade de conhecer vários surdos da região, teremos várias palestras com temas diferentes sobre a Libras. Muitas pessoas têm curiosidade e vão ficar admiradas nesse evento”, convida Gisele.

Programação da I Semana de Libras da UFCA


24 de abril (Local: novo auditório do campus Juazeiro do Norte)

18h - Credenciamento
19h - Abertura
19:30 – Palestra "Direitos Humanos e Política Surda", com o professor de Libras Roger Prestes (UFCA)

25 de abril (Locais: salas de aula e novo auditório do campus Juazeiro do Norte)

8h - Oficina I (Sala 22, bloco azul): Literatura Surda - João Filho (UFCA)
8h - Oficina II (Sala G002, bloco lilás): Escrita de Sinais (SignWritting) - Ana Kelly (UFCA)
8h - Oficina III (Sala i105, bloco 5): Noções Básicas de Tradutor e Interpretação - Francisco Andrade (Professor e Intérprete da UFCA)
8h - Oficina IV (Sala i104, bloco 5): Básico de Libras - Mardônio Oliveira (UFCA)
14h - Mesa redonda I (Local: novo auditório do campus Juazeiro do Norte): (Re) Construindo a história da Comunidade Surda do Cariri, com Gisele Garcia (Professora e Especialista em Libras da UFCA), Gina Peterson (Professora e Pós-doutora em Pedagogia - EUA) e Cleide Barbosa (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social e Coordenadora do Centro de Interpretação de Libras)
15h - Mesa redonda II (Local: novo auditório do campus Juazeiro do Norte): Linguística, com Prof Roger prestes (UFCA), Profa. Izalete Vieira (IFCE) e Prof Mardônio Oliveira (UFCA)
16h - Mesa redonda III (Local: novo auditório do campus Juazeiro do Norte): Atuação do Trabalho e Intérprete Bilíngue, com Raule Sousa (Professor e Especialista em Libras) e Rute Leandro (Intérprete da UFCA)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.