A tarifa dos serviços de água e esgoto do Ceará terá reajuste médio de 12,9%. O valor do metro cúbico (m³) passará de R$ 3,03 para R$ 3,17. Esse é o terceiro aumento em um ano e seis meses e está bem acima da inflação prevista para o País em 2017, que deverá ficar em torno de 4,5%.
Em breve, os novos valores serão divulgados pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagecee passarão a valer 30 dias após a publicação do reajuste. A última revisão tarifária média da empresa, de 11,96%, ocorreu em março de 2016. A anterior foi em novembro de 2015, de 12,9%.
Modelo
O modelo tarifário da Cagece leva em consideração os custos dos serviços e uma parcela destinada a investimentos. Esses custos são representados pelas despesas de pessoal, energia elétrica, material de manutenção, produtos de tratamento, combustíveis, depreciação e uma parcela para fazer frente aos juros e amortizações de financiamentos realizados para implantação de sistemas de água e esgoto.
A estrutura tarifária da Cagece, depois de aprovada pela Diretoria Colegiada da Companhia, é submetida à aprovação da Arce e da Autarquia de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Ambiental (ACFor).
A estrutura adota vários tipos de tarifa de consumo, conforme o tipo de economia/categoria (residencial, comercial, industrial, pública e entidade filantrópica). De acordo com a Cagece, essa divisão tem a finalidade principal de subsidiar a tarifa paga pelos clientes com menor poder aquisitivo e de incentivar o consumo consciente, evitando o desperdício da água tratada.             (Diário do Nordeste)                           Principal

Post a Comment