Empresários e produtores debaterão incentivo
à cultura no Cariri. FOTO: Elizângela Santos
Produtores culturais e empresas privadas deverão discutir, nos próximos dias 21 e 22 de julho, a produção cultural e a captação via Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Ceará, conhecida como Lei do Mecenato. A intenção é que sejam discutidos a lei e seus decretos, em um momento de esclarecimento de dúvidas sobre investimentos e benefícios. A discussão ocorre no Seminário Regional de Política Cultural, que acontecerá no Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, a partir das 18h.

A Lei existe desde o ano de 2006 e o uso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) se concentra na Região Metropolitana de Fortaleza. Apesar disso, o Cariri teve oito projetos aprovados no último Edital do Mecenas. Alguns destes ainda não possuem parceria com empresas locais e, para tanto, a organização busca divulgar o tema para que se tenha entendimento de informações burocráticas para aplicação da lei.

De acordo com a organização, o seminário possibilitará uma formação para os sujeitos, preparando para que atuem junto à Lei do Mecenato e, desta forma, gerar estímulo para investimento na cultura caririense. A ação é uma iniciativa da Associação Movimentos e da empresa cultural Betha Produções em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará e da Secretaria de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte.

Entre os convidados confirmados, vindos de lugares como Fortaleza, São Paulo e Rio de Janeiro, estão: Maria Amélia, empreendedora na área de projetos culturais; Sérgio Mamberti, ator, diretor, produtor, autor e político brasileiro; Cláudia Leitão, responsável pela criação da Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura; David Linhares, diretor da Bienal de Dança; e Sidney Cruz, Mestre em Bens Culturais e Projeto Social pela FGV-RJ e gerente de Cultura da Escola Sesc de Ensino Médio.

Serviços
Seminário Regional de Política Cultura / Local: Memorial Padre Cícero / Data: 21 e 22 de julho / Mais informações: 3115-5949                         (Jornal do Cariri)

Post a Comment