Em comemoração ao dia do professor, o campus de Juazeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará realizará no dia 6 de outubro, às 19h, uma cerimônia em homenagem a professores da região do Cariri. De acordo com o professor Gagarin Lima, idealizador do evento, a lista dos 16 homenageados representa profissionais de todo o país, reconhecidos e anônimos que se dedicam à missão de educar cotidianamente.

Ele explica que o dia do professor é também uma ocasião para reflexão política. “O momento histórico, político e cultural nos levou à concepção dessa homenagem. Escolhemos nomes do Instituto, que emblematicamente representam todos docentes da rede federal de educação tecnológica, e professores externos ao IFCE que contribuíram para o desenvolvimento da região do Cariri”, ressalta.

Segundo Gagarin, alguns desses profissionais nunca tiveram reconhecimento histórico e nessa cerimônia eles representam professores de todo país que trabalham diariamente pela construção de um país melhor. A homenagem conta com profissionais como Célia Morais, que, nos anos 70 teve um papel vanguardista no processo de educação de crianças com deficiência e o professor César Bandeira, que nos anos 70 utilizava métodos inovadores na sala de aula, utilizando música e instrumentos musicais no ensino de física. “Ele tem uma legião de fãs, mas os alunos dizem que nunca teve reconhecimento pela comunidade escolar”, relata Gagarin.

Professores Homenageados:


Basílio Silva Neto
Célia Maria e Silva de Morais
César Bandeira de Melo
Daniel Walker Almeida Marques
Edmilson Martins Lima
Francisca Quelma dos Santos
Francisca Teixeira Batista (Dona Teté)
Francisco Mendes Amorim
Francisco Renato Sousa Dantas
Geraldo Menezes Barbosa
José Orlando de Oliveira
Luciano das Neves Carvalho
Maria Socorro de Morais Martins
Monsenhor Ágio Augusto Moreira
Tereza Neuma de Macedo e Silva Marques
Zuleide Fernandes de Queiroz.

Post a Comment